O DIÁLOGO PLATÔNICO À LUZ DA POÉTICA DE ARISTÓTELES: A prática da escrita literária no ensino de filosofia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, LUIS HENRIQUE DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:09:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:09:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMS-LuisHenriqueSouza-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644680-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado trata de uma metodologia de ensino de filosofia que visa incorporar a prática da escrita literária no cotidiano de alunos do ensino médio. Tal abordagem metodológica tem como fundamento uma reinterpretação dos diálogos de Platão como obras de ficção literária e como marcos do nascimento daquilo que mais tarde veio se chamar romance. Este passo é dado com o respaldo de Emily Wilson que afirma categoricamente em sua obra A morte de Sócrates que Sócrates é o primeiro personagem de romance. Nesta perspectiva, a mudança operada por Platão nas formas estilísticas da escrita de seu tempo cria, substituindo o discurso ritmado e rimado da poesia por um discurso lógico e histórico em prosa, uma nova arte poética, menos sedutora e mais esclarecedora, mas, ainda, catártica e verossímil, elementos que, segundo Aristóteles, são próprios de toda arte poética. Tal interpretação dos diálogos platônicos coloca a possibilidade de incorporar a ficção literária no ensino de filosofia com o objetivo de esclarecer conceitos incorporados em uma vivência dramática fictícia. Os conceitos são pensados e compreendidos em uma relação com os desafios do mundo da vida que o personagem tem, no caso, o próprio aluno, de enfrentar. O instrumento de análise escolhido foi um Diário de gravidez, onde o aluno narra uma gravidez precoce: meninos engravidaram alguém, meninas estão grávidas. As dificuldades enfrentadas neste contexto dramático são relacionadas com a história da filosofia e é solicitado do aluno que cite, em algum momento do diário, o pensamento de algum filósofo a fim de jogar luz sobre estas dificuldades. Os resultados da aplicação dessa metodologia confirmam a sua eficácia com algumas restrições. É um método que exige tempo para que o professor possa avaliar com clareza os diários dos alunos. Em média os alunos escrevem entre 5 e 10 páginas originais. Alguns deles podem apresentar talento nato para a escrita e devem ser estimulados a continuar escrevendo. O ambiente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde a pesquisa foi realizada fez toda a diferença na qualidade dos trabalhos dos alunos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectliteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcatarsept_BR
Palavras-chave: dc.subjectverossimilhançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectautorreflexãopt_BR
Título: dc.titleO DIÁLOGO PLATÔNICO À LUZ DA POÉTICA DE ARISTÓTELES: A prática da escrita literária no ensino de filosofia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons