VALORES DEMOCRÁTICOS E ELABORAÇÃO DE CONCEITOS: Tocqueville e Deleuze nas aulas de filosofia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, LUCIANO MAGALHÃES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:05:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:05:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMS-LucianoMagalhaes-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644679-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto apresentar a filosofia compreendida como criadora de conceitos, em Deleuze, e como a partir desta perspectiva, pode auxiliar na discussão dos valores democráticos nas aulas de filosofia. Por meio de uma experiência prática em sala de aula, mostra como a atividade filosófica permite a constituição de cidadãos mais críticos através das práticas argumentativas. O texto discute dois elementos: A noção do ensino de filosofia como atividade filosófica de criação de conceitos e os conceitos em Tocqueville de: igualdade de condições, a relação igualdade - liberdade, a tirania da maioria e a importância da vida associativa. E apresenta processos argumentativos no produto elaborado (aqui entendidos como as diferentes situações didáticas onde o alunado é levado a discutir, debater e expor com justificativas suas ideias) nas aulas de filosofia. O resultado visa propor uma sequência didática. A análise e os resultados desta prática serão apresentados como um adendo à proposta curricular, para o ensino de filosofia, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Ggrosso do Sul, pois a mesma não contempla os autores abordados. O que poderia, assim, nortear o trabalho de outros profissionais da mesma área de ensino.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectElaboração de Conceitospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeleuzept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTocqueville.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação.pt_BR
Título: dc.titleVALORES DEMOCRÁTICOS E ELABORAÇÃO DE CONCEITOS: Tocqueville e Deleuze nas aulas de filosofiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons