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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, FERNANDA LAIS DA SILVA CARNEIRO DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:01:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T19:01:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMS-FernandaLaisSantos-Turma1018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644678 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação pretende mostrar uma fonte de sensibilização para o filosofar com o objetivo de despertar o interesse dos mais jovens. Utilizando para isso o filosofar pela metáfora, pela alegoria, pela fantasia e pelo mito. Alguns pensadores conceituados fazem uso do mito alegórico como filosofia metafórica, ou seja, o mito (ou parte dele) pode não estar tão separado do logos, como falam os manuais de filosofia. Essa dissertação quer retomar, que até mesmo o maior representante da tradição clássica e supostamente crítico da mitologia, Platão, não rompe totalmente com o mito, ao contrário, os personagens de sua obra o utilizam para levantar reflexões filosóficas e o fazem com grande êxito. Se o caminho tradicional do discurso já está sendo desenvolvido e explorado há muito tempo, talvez possamos pegar uma “nova rota”, ou melhor, renovar uma velha rota. Por trás de livros que parecem simples “historinhas”, como por exemplo, a saga Harry Potter, é possível ver representações que trazem reflexões filosóficas de modo análogo e com espontaneidade, que transformam a maneira de ver a vida de muitos dos seus leitores. É possível então que a autora J.K Rowling se utilize dos mesmos meios que Platão? Por intermédio da pesquisa teórica e desenvolvimento da parte prática através da utilização de trechos de filmes e jogos didáticos baseados em Harry Potter e na filosofia por detrás das páginas e cenas, foi introduzido o diálogo da filosofia presente na saga, sendo ela uma espécie de representante contemporânea do mito alegórico como um caminho para o ensino. O produto final é um roteiro das aulas, efetuadas durante a aplicação da parte prática, para iniciar essas aulas foi criado um jogo didático. Também foi iniciado um canal de vídeos sobre o assunto, como material complementar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mito alegórico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Platão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Harry Potter | pt_BR |
Título: dc.title | O MITO ALEGÓRICO COMO FONTE DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O FILOSOFAR: A FÁBULA EDUCATIVA EM PLATÃO E HARRY POTTER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMS-FernandaLaisSantos-Turma1018-2020.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644678/2/UFMS-FernandaLaisSantos-Turma1018-2020.pdfDownload |
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