Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Denise Alves de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T18:42:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T18:42:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | PROTAGOSNISMO FEMININO NA MILITÂNCIA - OCUPAÇÃO DE ESCOLAS DE SÃO PAULO EM 2015 E DO PARANÁ 2016 - Denise Alves de Andrade Barbosa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644677 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo analisa o protagonismo feminino nas manifestações estudantis principalmente no estado de São Paulo em 2015, que serviram de inspiração para as ocupações em todo país em 2016, sendo que o número de instituições ocupadas mais expressivo foi no estado do Paraná. Em São Paulo, o governo de Geraldo Alckmin, do PSDB, anunciou uma reorganização escolar na qual os colégios seriam divididos por ciclos de ensino: uma medida que acarretaria a transferência compulsória de um número expressivo de estudantes. No estado do Paraná, os alunos da rede pública ocuparam, no auge do movimento, mais de 800 escolas na tentativa de pressionar o governo federal a retirar a proposta de reforma do ensino médio (MP 746) feita pelo governo do Presidente Michel Temer e encaminhada ao Congresso Nacional por medida provisória. As ocupações no estado também eram um protesto contra a PEC 241: essa proposta de emenda constitucional propunha um teto para os gastos públicos, afetando principalmente as áreas da Saúde e da Educação. Em meio a esses movimentos, pôde-se notar a presença feminina marcante tanto na participação ativa nas assembleias estudantis como sendo porta-vozes desses movimentos nos relatos feitos pela mídia. O objetivo central é identificar e analisar o protagonismo das meninas nas ocupações, seja na organização interna da escola ou nas manifestações públicas organizadas pelo movimento. As fontes utilizadas na pesquisa são as notícias da imprensa, Folha de São Paulo e Gazeta do Povo, além da entrevista realizada com quatro meninas integrantes do movimento de ocupação em São Paulo. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo das notícias da imprensa no período das ocupações e a análise das entrevistas realizadas. A análise mostra, comparativamente, o viés ideológico político da imprensa de direita, que coloca os estudantes como vândalos depredadores de patrimônio público que atrapalham o funcionamento regular das escolas; enquanto a mídia que se coloca como de esquerda trata dos atos de ocupação como defesa da Educação. Nas entrevistas realizadas, as vozes das meninas militantes da causa deram uma proximidade maior da perspectiva interna sobre os objetivos e organização dos ocupantes dentro de suas escolas, oposta à retratação da direita. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.43 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Militância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Greve Discente | pt_BR |
Título: dc.title | Protagonismo feminino na militância: ocupação de escolas de São Paulo em 2015 e do Paraná em 2016 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: