REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA: ANÁLISE DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, RICO PINHEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T18:07:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T18:07:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-RicoPinheiro-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644676-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação aqui apresentada é uma reflexão sobre o ensino da filosofia no ensino médio, visando avaliar um recurso didático e sua eficaz intrusão na qualidade do ensino dessa disciplina ao propor uma discussão sobre como a filosofia foi ensinada ao longo da história da educação do Brasil para vislumbrar o aspecto que o jovem atual herdou e, se isso, tem influência de como o aluno enxerga a disciplina filosofia. O objetivo geral é provar que um recurso didático, que é o cinema, pode melhorar o interesse do discente junto à tão combalida disciplina. Além de classificarmos o ensino da filosofia, também classificamos o aluno atual dentro da sua cultura, logo, seu modo de enxergar o mundo. Isso se deve ao fato de, entendendo o aluno podemos propor um ensino diverso daquele que ele está acostumado. A feitura do nosso processo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino dessa disciplina aliada a uma reflexão da atual situação da filosofia e uma saída através do já citado recurso didático que é o cinema. Usamos o método qualitativo para interpretar nossa pesquisa. O fato de os pesquisados serem alunos dentro da sua comunidade contribuiu para isso, assim, classificamos também nossa pesquisa como pesquisa-participante. Com o intento de provar nossa argumentação, fizemos também uma experiência na escola com uma aula prática. Foi usado para isso a técnica de recolhimento de dados chamada grupo focal, para tentar perceber nos alunos dessa comunidade suas angústias, suas vontades, sua relação com a filosofia e, por fim, se o cinema, como recurso didático, é eficaz como propusemos. Essa prática foi capaz de elucidar que dentro do universo pequeno que é o grupo focal, houve uma representatividade que podemos classificar como franca, do cinema como recurso didático. Os alunos afirmaram dentro da técnica que uma aula com um recurso atende muito mais as suas expectativas do que somente uma aula expositiva e “dialogada”. A experiência foi realizada nos idos de setembro de 2019 com os alunos do segundo ano do ensino médio da escola C.E. Vicente Maia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrecurso didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Título: dc.titleREFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA: ANÁLISE DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons