Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, RICO PINHEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T18:07:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T18:07:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-RicoPinheiro-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644676 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação aqui apresentada é uma reflexão sobre o ensino da filosofia no ensino médio, visando avaliar um recurso didático e sua eficaz intrusão na qualidade do ensino dessa disciplina ao propor uma discussão sobre como a filosofia foi ensinada ao longo da história da educação do Brasil para vislumbrar o aspecto que o jovem atual herdou e, se isso, tem influência de como o aluno enxerga a disciplina filosofia. O objetivo geral é provar que um recurso didático, que é o cinema, pode melhorar o interesse do discente junto à tão combalida disciplina. Além de classificarmos o ensino da filosofia, também classificamos o aluno atual dentro da sua cultura, logo, seu modo de enxergar o mundo. Isso se deve ao fato de, entendendo o aluno podemos propor um ensino diverso daquele que ele está acostumado. A feitura do nosso processo foi uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino dessa disciplina aliada a uma reflexão da atual situação da filosofia e uma saída através do já citado recurso didático que é o cinema. Usamos o método qualitativo para interpretar nossa pesquisa. O fato de os pesquisados serem alunos dentro da sua comunidade contribuiu para isso, assim, classificamos também nossa pesquisa como pesquisa-participante. Com o intento de provar nossa argumentação, fizemos também uma experiência na escola com uma aula prática. Foi usado para isso a técnica de recolhimento de dados chamada grupo focal, para tentar perceber nos alunos dessa comunidade suas angústias, suas vontades, sua relação com a filosofia e, por fim, se o cinema, como recurso didático, é eficaz como propusemos. Essa prática foi capaz de elucidar que dentro do universo pequeno que é o grupo focal, houve uma representatividade que podemos classificar como franca, do cinema como recurso didático. Os alunos afirmaram dentro da técnica que uma aula com um recurso atende muito mais as suas expectativas do que somente uma aula expositiva e “dialogada”. A experiência foi realizada nos idos de setembro de 2019 com os alunos do segundo ano do ensino médio da escola C.E. Vicente Maia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | recurso didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA: ANÁLISE DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMA-RicoPinheiro-Turma2018-2020.pdf | 5,02 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644676/2/UFMA-RicoPinheiro-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons