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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, JOSÉ ANDERSON DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T11:55:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T11:55:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-JoseAnderson-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644673 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é pensar a possibilidade da competência discursiva como princípio norteador da intersubjetividade no ensino de filosofia. No entanto, ser competente discursivamente não se resume a capacidade de se expressar por meio do discurso, mas em garantir através deste discurso também um ato de fala expressivo e estético. Dessa forma, será preciso reconhecer a linguagem como a chave principal da realidade humana, sendo necessária a compreensão dos atos de fala e aquilo que o torna aceitável, para que a formação discursiva seja evidenciada não na perspectiva de um observador, mas na participação intersubjetiva da ação pelos sujeitos no âmbito escolar. Por isso, será a partir da leitura habermasiana sobre a racionalidade instrumental – cuja finalidade é a dominação do mundo – que destacaremos a função colaboradora que a filosofia pode desempenhar na reconstrução racional e no restabelecimento do papel fundamental da unidade racional na formação humana. Contudo, partindo da compreensão de que todo agir tem uma racionalidade que fundamenta e legitima a ação, chamamos atenção para a orientação implícita do ato educativo na formação para emancipação, da qual sua intencionalidade necessita preservar uma racionalidade comunicativa como garantia da participação intersubjetiva dos sujeitos. Ademais, como proposta de intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UFPE – será no contexto da sala de aula que desenvolveremos uma atividade discursiva através do teatro, pensado a partir do paradigma da intersubjetividade, destacando assim a principal intenção deste trabalho que é relatar a experiência discursiva encorajada pelo ensino de filosofia no cotidiano de uma escola pública do estado de Alagoas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intersubjetividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Discursividade | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA POR UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA: A COMPETÊNCIA DISCURSIVA COMO CAMINHO PARA INTERSUBJETIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-JoseAnderson-Turma2017-2019.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644673/2/UFPE-JoseAnderson-Turma2017-2019.pdfDownload |
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