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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAÚJO, IRON MENDES DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T11:40:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T11:40:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPE-IronMendes-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644672 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender o porquê dos livros didáticos de filosofia do PNLD 2018 apresentarem pouquíssimas mulheres como protagonistas da história da filosofia, bem como examinar se a dominação patriarcal contribuiu para a ocultação das mulheres filósofas, e se o discurso dos filósofos homens sobre elas não reforçou ainda mais a sua invisibilidade. O trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e do método de análise crítica do discurso (ACD) elaborado por Norman Fairclough, a partir da temática escolhida “mulheres na filosofia”, e de sua presença nos conteúdos dos livros didáticos. O referencial teórico utilizou os textos desenvolvidos por Simone de Beauvoir sobre o patriarcalismo e a representação social da mulher como sujeito secundário na sociedade para explicar a ocultação das mulheres filósofas, assim como, Weber, Peteman e Bordieu, além de algumas filósofas brasileiras e portuguesas que trabalham o tema. O trabalho contempla também um relato de experiência de uma disciplina eletiva fruto de uma intervenção pedagógica com a metodologia de Silvio Gallo, que prioriza num curso de filosofia para o ensino médio, a sensibilização, a problematização, a investigação e a produção de conceitos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres Filósofas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ocultação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dominação patriarcal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
Título: dc.title | EM BUSCA DAS MULHERES NA FILOSOFIA: A participação das filósofas nos livros didáticos de filosofia do Programa Nacional do Livro Didático – 2018 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPE-IronMendes-Turma2017-2019.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644672/2/UFPE-IronMendes-Turma2017-2019.pdfDownload |
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