Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, ALEXANDRE BATISTA DO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-11T10:11:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-11T10:11:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMT-AlexandreBatista-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644665 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação enfoca a tarefa e função indispensável do professor de filosofia, dotado de capacidade de que fazer filosófico em ambiente pedagógico, para a mediação e promoção da atitude filosófica. Objetivo é apresentar um conjunto de ações didático-pedagógicas que foram testadas para a interlocução com os alunos, tendo como ponto culminante o manuseio de textos filosóficos e não filosóficos, de diversos gêneros, além de uma reflexão teórica no campo da Filosofia do Ensino de Filosofia sobre o lugar ocupado pela disciplina no “território” da educação escolar brasileira, na etapa do ensino médio, no Estado de Mato Grosso. Partindo do entendimento do ensino de filosofia como experiência filosófica do modo filosófico de pensar. Adotou-se uma metodologia pedagógica aberta e recorrente do planejamento do professor, em uma sequência de momentos: de sensibilização para com um tema- problema; de investigação filosófica por meio de leitura analítica; de conceituação e, por fim, de avaliação da atividade desenvolvida. E os resultados apontam que o planejamento e realização da aula de filosofia produzem resultados positivos para a aquisição de “atitude filosófica”, mas em escala de desenvolvimento relativo, dependendo do modo como se enfrenta e supera os desafios de diversas ordens da escola de massa. O método utilizado foi o da pesquisa empírico-bibliográfica, com seleção de textos, organização e análise dos temas e problemas; pesquisa documental concentrada nos elementos da produção primária, coletada ou confeccionada no decurso da pesquisa, no contexto da escola e da prática profissional sobre a qual a reflexão foi realizada. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Atitude Filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modo filosófico de pensar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia do ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mato Grosso | pt_BR |
Título: dc.title | A MEDIAÇÃO DOCENTE E ATITUDE FILOSÓFICA A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMT-AlexandreBatista-Turma2017-2019.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644665/2/UFMT-AlexandreBatista-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons