A MEDIAÇÃO DOCENTE E ATITUDE FILOSÓFICA A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, ALEXANDRE BATISTA DO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T10:11:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T10:11:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMT-AlexandreBatista-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644665-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação enfoca a tarefa e função indispensável do professor de filosofia, dotado de capacidade de que fazer filosófico em ambiente pedagógico, para a mediação e promoção da atitude filosófica. Objetivo é apresentar um conjunto de ações didático-pedagógicas que foram testadas para a interlocução com os alunos, tendo como ponto culminante o manuseio de textos filosóficos e não filosóficos, de diversos gêneros, além de uma reflexão teórica no campo da Filosofia do Ensino de Filosofia sobre o lugar ocupado pela disciplina no “território” da educação escolar brasileira, na etapa do ensino médio, no Estado de Mato Grosso. Partindo do entendimento do ensino de filosofia como experiência filosófica do modo filosófico de pensar. Adotou-se uma metodologia pedagógica aberta e recorrente do planejamento do professor, em uma sequência de momentos: de sensibilização para com um tema- problema; de investigação filosófica por meio de leitura analítica; de conceituação e, por fim, de avaliação da atividade desenvolvida. E os resultados apontam que o planejamento e realização da aula de filosofia produzem resultados positivos para a aquisição de “atitude filosófica”, mas em escala de desenvolvimento relativo, dependendo do modo como se enfrenta e supera os desafios de diversas ordens da escola de massa. O método utilizado foi o da pesquisa empírico-bibliográfica, com seleção de textos, organização e análise dos temas e problemas; pesquisa documental concentrada nos elementos da produção primária, coletada ou confeccionada no decurso da pesquisa, no contexto da escola e da prática profissional sobre a qual a reflexão foi realizada.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAtitude Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModo filosófico de pensarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia do ensino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMato Grossopt_BR
Título: dc.titleA MEDIAÇÃO DOCENTE E ATITUDE FILOSÓFICA A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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