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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, FAGNER VELOSO DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:13:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:13:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFCG-FagnerVeloso-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644660 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Como praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que “explica” e aquele que “compreende” sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão, buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca dessa “ferramenta”, para auxiliar o professor de filosofia em sua prática pedagógica na sala de aula e que ele possa oferecê-la também para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos: pois o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade em que vivem, assim como, possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade, ou seja, na construção de relações humanas que possibilitem valores de tolerância, justiça, solidariedade, respeito aos direitos humanos, a fim de promover a pluralidade de pensamentos e a cultura de paz. Sendo assim, nos ocuparemos como fundamento para nossa investigação do problema de interpretação e compreensão textual nas aulas de Filosofia, no Ensino Médio, na Escola Estadual Professora Herondina Caldas, localizada na cidade de Serra Caiada – RN. Para o desenvolvimento de nossa pesquisa, tomamos como referencial teórico a proposta hermenêutica do filósofo Paul Ricoeur, especificamente no capítulo 2 de sua obra Del Texto a la Accion: Ensayos de Hermeneutica II. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do Texto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Texto | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DE CRITÉRIOS DA HERMENÊUTICA RICOEURIANA NA APLICABILIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFCG-FagnerVeloso-Turma2017-2019.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644660/2/UFCG-FagnerVeloso-Turma2017-2019.pdfDownload |
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