A QUESTÃO DO MÉTODO EM DESCARTES: ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAMOÊDO, JACKLENE BRIGLIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T16:49:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T16:49:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-JackleneAmoedo-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644658-
Resumo: dc.description.abstractA questão do método é uma discussão antiga no meio acadêmico, e, ainda se constitui como um problema difícil de ser superado, principalmente no âmbito da Filosofia onde encontra profundas resistências. Entender como e por que um filósofo ou um pensador desenvolve suas ideias e as expõe em sua obra, não é tarefa muito fácil, pois o autor está sempre sujeito a diferentes e até distorcidas interpretações. O objetivo desta dissertação é compreender o método da forma expressada no pensamento do filósofo francês René Descartes em obras como: Regras para a Direção do Espírito, Discurso do Método, Meditações Metafísicas e Princípios da Filosofia, na perspectiva de compreendendo a questão do método a partir de Descartes seja possível adotar-se caminhos ou maneiras de caminhar para buscar superar os problemas de ensino e aprendizagem atualmente enfrentados pelos professores de Filosofia. A nossa preocupação enquanto docente do ensino médio é desenvolver atividades de intervenção metodológica para o ensino de Filosofia, em virtude de determinadas questões- problemas surgidas em sala de aula. Sendo assim, para desenvolver este trabalho em Descartes, e, no propósito de elaborar atividades práticas e significativas para o ensino e aprendizagem de Filosofia, procuramos subsídio em trabalhos de importantes pesquisadores e estudiosos da atualidade como Cerletti, Silveira, Chitolina, Lídia Rodrigo e Sílvio Gallo que dedicam seu tempo à questão da necessidade do professor adotar métodos de ensino de Filosofia, em especial, para o nível médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDescartespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuestão do métodopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médiopt_BR
Título: dc.titleA QUESTÃO DO MÉTODO EM DESCARTES: ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons