
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | AMOÊDO, JACKLENE BRIGLIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T16:49:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T16:49:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFAM-JackleneAmoedo-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644658 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A questão do método é uma discussão antiga no meio acadêmico, e, ainda se constitui como um problema difícil de ser superado, principalmente no âmbito da Filosofia onde encontra profundas resistências. Entender como e por que um filósofo ou um pensador desenvolve suas ideias e as expõe em sua obra, não é tarefa muito fácil, pois o autor está sempre sujeito a diferentes e até distorcidas interpretações. O objetivo desta dissertação é compreender o método da forma expressada no pensamento do filósofo francês René Descartes em obras como: Regras para a Direção do Espírito, Discurso do Método, Meditações Metafísicas e Princípios da Filosofia, na perspectiva de compreendendo a questão do método a partir de Descartes seja possível adotar-se caminhos ou maneiras de caminhar para buscar superar os problemas de ensino e aprendizagem atualmente enfrentados pelos professores de Filosofia. A nossa preocupação enquanto docente do ensino médio é desenvolver atividades de intervenção metodológica para o ensino de Filosofia, em virtude de determinadas questões- problemas surgidas em sala de aula. Sendo assim, para desenvolver este trabalho em Descartes, e, no propósito de elaborar atividades práticas e significativas para o ensino e aprendizagem de Filosofia, procuramos subsídio em trabalhos de importantes pesquisadores e estudiosos da atualidade como Cerletti, Silveira, Chitolina, Lídia Rodrigo e Sílvio Gallo que dedicam seu tempo à questão da necessidade do professor adotar métodos de ensino de Filosofia, em especial, para o nível médio. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Descartes | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Questão do método | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| Título: dc.title | A QUESTÃO DO MÉTODO EM DESCARTES: ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFAM-JackleneAmoedo-Turma2017-2019.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644658/2/UFAM-JackleneAmoedo-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons