FILOSOFIA E CURRÍCULO: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DO ESTADO DO AMAZONAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, DANIEL DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T16:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T16:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-DanielCruz-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644657-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa visa explicitar a concepção filosófica da Proposta Curricular do Ensino Médio de Filosofia do Estado do Amazonas (PCAM-Filo) a fim de avaliar sua constituição e efetividade na formação de seus estudantes. Especificamente, os objetivos adotados são: demonstrar que o currículo é uma ferramenta de controle do Estado, inserida nos contextos políticos e educacionais; examinar criticamente a relação entre a PCAM-Filosofia e os documentos oficiais de orientação curricular que a embasam, quanto às suas concepções e objetivos; diagnosticar quais as principais dificuldades relatadas pelos professores de Filosofia de Manaus – AM, em relação ao uso da PCAM -Filosofia na realidade escolar, por meio de aplicação de questionário. A primeira parte da investigação consiste na pesquisa bibliográfica e documental onde será utilizada como obra principal: Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), de Michel Foucault, além da proposta curricular e os documentos de orientação curricular que a fundamentaram. A segunda parte do estudo caracteriza-se pela pesquisa de campo junto aos professores de Filosofia que atuam no Ensino Médio pela Secretaria de Estado e Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), no município de Manaus-AM. Ao final será confrontado o resultado da pesquisa de campo com a análise da proposta curricular.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA E CURRÍCULO: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DO ESTADO DO AMAZONASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons