Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, DANIEL DA SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T16:46:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T16:46:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFAM-DanielCruz-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644657 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa visa explicitar a concepção filosófica da Proposta Curricular do Ensino Médio de Filosofia do Estado do Amazonas (PCAM-Filo) a fim de avaliar sua constituição e efetividade na formação de seus estudantes. Especificamente, os objetivos adotados são: demonstrar que o currículo é uma ferramenta de controle do Estado, inserida nos contextos políticos e educacionais; examinar criticamente a relação entre a PCAM-Filosofia e os documentos oficiais de orientação curricular que a embasam, quanto às suas concepções e objetivos; diagnosticar quais as principais dificuldades relatadas pelos professores de Filosofia de Manaus – AM, em relação ao uso da PCAM -Filosofia na realidade escolar, por meio de aplicação de questionário. A primeira parte da investigação consiste na pesquisa bibliográfica e documental onde será utilizada como obra principal: Vigiar e Punir: nascimento da prisão (1975), de Michel Foucault, além da proposta curricular e os documentos de orientação curricular que a fundamentaram. A segunda parte do estudo caracteriza-se pela pesquisa de campo junto aos professores de Filosofia que atuam no Ensino Médio pela Secretaria de Estado e Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM), no município de Manaus-AM. Ao final será confrontado o resultado da pesquisa de campo com a análise da proposta curricular. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA E CURRÍCULO: ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO PARA A DISCIPLINA DE FILOSOFIA DO ESTADO DO AMAZONAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFAM-DanielCruz-Turma2017-2019.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644657/2/UFAM-DanielCruz-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons