O ENSINO DE FILOSOFIA ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO: UM OLHO NAS ORIENTAÇÕES LEGAIS E OUTRO NA ESCOLA À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE E GUATTARI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Quizânior de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T18:03:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T18:03:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-QuizanioAndrade-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644655-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo geral da presente dissertação é compreender a influência dos instrumentos legais (LDB e suas alterações, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Filosofia) que dizem respeito à educação e a prática profissional em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de filosofia e sua influência sobre a escola e a prática da disciplina de filosofia. Discutimos o ensinar filosofia na perspectiva do pensamento de Deleuze e contextualização histórica, política e legal da disciplina de filosofia no Ensino Médio brasileiro. Para melhor compreensão dialogamos com Deleuze, a partir da noção de lei e ainda sua compreensão do que é a filosofia; então relacionamos o que “dizem” os instrumentos legais com o realizado na escola, especificamente no que diz respeito à prática na disciplina de filosofia, procuramos identificar relações entre o dito e o feito e assim construirmos uma reflexão sobre a influência das normativas da educação no dia-a-dia do CEM Dr. João Lula, no município de Timon-Ma, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, para então realizar analisar criticamente os dados coletados, este trabalho não objetiva insistir em modelos de ensino, mas compreender a filosofia do ensino da filosofia, como desafio nos dias atuais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO: UM OLHO NAS ORIENTAÇÕES LEGAIS E OUTRO NA ESCOLA À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE E GUATTARIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons