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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Quizânior de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T18:03:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T18:03:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-QuizanioAndrade-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644655 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral da presente dissertação é compreender a influência dos instrumentos legais (LDB e suas alterações, BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Filosofia) que dizem respeito à educação e a prática profissional em sala de aula, no que diz respeito ao ensino de filosofia e sua influência sobre a escola e a prática da disciplina de filosofia. Discutimos o ensinar filosofia na perspectiva do pensamento de Deleuze e contextualização histórica, política e legal da disciplina de filosofia no Ensino Médio brasileiro. Para melhor compreensão dialogamos com Deleuze, a partir da noção de lei e ainda sua compreensão do que é a filosofia; então relacionamos o que “dizem” os instrumentos legais com o realizado na escola, especificamente no que diz respeito à prática na disciplina de filosofia, procuramos identificar relações entre o dito e o feito e assim construirmos uma reflexão sobre a influência das normativas da educação no dia-a-dia do CEM Dr. João Lula, no município de Timon-Ma, tendo como instrumento de pesquisa a aplicação de questionários, para então realizar analisar criticamente os dados coletados, este trabalho não objetiva insistir em modelos de ensino, mas compreender a filosofia do ensino da filosofia, como desafio nos dias atuais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lei | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA ENTRE O PROPOSTO E O REALIZADO: UM OLHO NAS ORIENTAÇÕES LEGAIS E OUTRO NA ESCOLA À LUZ DO PENSAMENTO DE DELEUZE E GUATTARI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFMA-QuizanioAndrade-Turma2018-2020.pdf | 613,3 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644655/2/UFMA-QuizanioAndrade-Turma2018-2020.pdfDownload |
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