LITERATURA FANTÁSTICA E ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDOMINICI, MARIA DE JESUS GONÇALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:59:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:59:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-MariaDeJesusDominici-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644654-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa apresentada neste trabalho propõe a utilização da Literatura Fantástica no ensino de Filosofia como uma ferramenta didática facilitadora da aprendizagem dos estudantes do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. A Literatura Fantástica pode ser um recurso didático capaz de despertar no aluno do ensino médio um maior interesse pelas aulas de Filosofia. Para fundamentar nossos estudos abordamos a perspectiva todoroviana e sartreana sobre o gênero fantástico. Verificamos a viabilidade em estabelecer o entrelaçamento histórico entre Filosofia e Literatura, assim como a possibilidade deste enlace proporcionar aos estudantes um despertar filosófico. Como metodologia de pesquisa, consideramos o estudo de caso, aliado ao uso eficiente da Literatura Fantástica, como instrumento pedagógico capaz de auxiliar os estudantes na compreensão dos conceitos filosóficos abordados durante as aulas. Esta é uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório em que será desenvolvido um estudo dentro do modelo qualitativo e quantitativo de investigação, cujos objetivos são: Investigar o ensino de Filosofia no Brasil; descrever a ligação entre Literatura e Filosofia, assim como a influência positiva dessa relação para o processo ensino-aprendizagem; verificar a possível contribuição da Literatura Fantástica para a compreensão de temáticas filosóficas em sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Fantásticapt_BR
Título: dc.titleLITERATURA FANTÁSTICA E ENSINO DE FILOSOFIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons