AS TDIC’s COMO MEIOS DE PRODUÇÃO E A CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSODRÉ, JOEZILTON SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:56:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:56:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-JoeziltonSodre-Turma2019-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644653-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar se os espaços de diálogos e potencialidades promovidos pelas TDIC’s, podem contribuir para a formação da consciência filosófica. Para tanto, como primeiro objetivo específico iremos demonstrar o humano, a sociedade e a educação como fundamento de um ensino de filosofia. O segundo objetivo será explicar as TDIC’s como meios de produção e a formação da consciência filosófica. O terceiro e último, demonstrar se os professores de filosofia, percebem elementos que o uso das TDIC’s, no ensino de filosofia, contribui para a produção e desenvolvimento da consciência filosófica. A abordagem metodológica será na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Para tanto, o materialismo histórico dialético, que tem como seu principal representante Karl Marx. Por isso, as análises dar-se-ão ancoradas nas obras A Ideologia Alemã de Marx e Engels (2007), Manuscritos econômicos-filosóficos de Marx (1974), Para uma Ontologia do Ser Social II de Lukács (2013), O Homem Unidimensional de Herbert Marcuse (2015), além de outras obras como o Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels (2007), História e Consciência de Classe de Lukács (2003). O método de investigação adotado é o Estudo de Caso, que visa compreender fenômenos sociais complexos, preservando as características holísticas e significativas dos eventos do objeto pesquisado, além de buscar evidências qualitativas e quantitativas. Os resultados revelaram que o desenvolvimento e a produção da consciência filosófica, depende da causa que determina o pôr teleológico, sendo que é a consciência quem põe o pôr teleológico. No contexto do uso das TDIC’s no ensino de filsofia, a consciência filosófica só é produzida e desenvolvida, se os espaços de diálogos e as potencialidades promovidas pelas TDIC’s possibilitarem com que o professor, que é consciente de sua classe social, que conhece a causa que determinou o pôr teleológico e que é ciente dos interesses de sua classe social, desenvolva uma prática com o uso das TDIC’s, capaz de promover acumulo quantitativo de conhecimentos, que em algum momento, permitirá um salto qualitativamente diferente em direção a consciência filosófica. No entanto, o ensino de filosofia só desenvolve a consciência filosofia, com o uso das TDIC’s se o ensino de filosofia for ideologicamente claro. Fato que permite criar uma racionalidade criativa, que expanda o diálogo para além dos interesses do capital, promovendo a aquisição de novos conhecimentos e, sobretudo, que o pensamento seja desenvolvido para que seja capaz de captar toda a realidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHomempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociedadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDIC’spt_BR
Título: dc.titleAS TDIC’s COMO MEIOS DE PRODUÇÃO E A CONSCIÊNCIA FILOSÓFICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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