O ENSINO DA FILOSOFIA NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NA UNIDADE INTEGRADA JUSCELINO KUBITSCHEK DO POVOADO MAMORANA - SÃO BERNARDO-MA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, FRANCISCO DAS CHAGAS GALENO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:53:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:53:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-FranciscoGaleno-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644652-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de filosofia apresenta-se com fundamental e necessário para o desenvolvimento da leitura de mundo dos estudantes, uma vez que esse ensino, nos dias atuais, tem-se voltado para práticas educativas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, interdisciplinares, com vista as novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolvimento de uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6o ano do ensino fundamental, na Unidade Integrada Juscelino Kubistchek, localizada no povoado Mamorana, município de São Bernardo-MA. Nesse intento desenvolveu-se experiencia de ensino na perspectiva interdisciplinar analisando os resultados dessa prática no processo ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina filosofia. A abordagem metodológica da pesquisa circunscreveu a pesquisa qualitativa de caráter colaborativo, utilizando a observação participante, na investigação da realidade que envolve o ensino de filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscou-se relacionar a filosofia com outras áreas do conhecimento humano, frente ao processo interdisciplinar e sua aplicabilidade no âmbito escolar, com vistas a contemplar a construção do conhecimento conjuntamente a outras áreas do saber disciplinar considerando a relação dos alunos com o meio social e a escola. A experiencia da sequência didática com atividades integradoras envolvendo as disciplinas de Filosofia, Língua Portuguesa, História, Geografia, Língua Inglesa e Artes. Contando assim, com três sujeitos professores, participante da pesquisa de campo, relatando e avaliando sobre a experiência de ensino e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram significativa melhora no processo ensino e aprendizagem, com aplicação da sequência didática interdisciplinar no ensino da disciplina Filosofia dos anos finais do Ensino Fundamental.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA FILOSOFIA NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR NA UNIDADE INTEGRADA JUSCELINO KUBITSCHEK DO POVOADO MAMORANA - SÃO BERNARDO-MApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons