SABER APRENDER: desenvolvendo competências filosóficas de leitura, escrita e argumentação no ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLisboa, André Sales de Abreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:34:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:34:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-AndreLisboa-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644648-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa visa explorar os aspectos pedagógicos da propedêutica de Aristóteles e de Mortimer Adler, como meios de desenvolvimento das competências filosóficas de leitura, argumentação e escrita. Aplicado como metodologia de ensino de filosofia, a partir de textos filosóficos, o estudo se inicia com uma discussão a respeito das categorias aristotélicas de interpretação, dialética e retórica, entrelaçadas a proposta didática de Mortimer Adler, em específico às regras de leitura propostas pelo educador norte-americano na obra Como Ler Livros. Em um segundo momento, é discutido o desenvolvimento do conceito pedagógico de competência e das competências de filosofia. É realizada uma investigação histórica, a partir de revisão bibliográfica. Após uma investigação sobre a principal legislação educativa brasileira, verifica-se como a adoção do termo competência registra a adoção da pedagogia das competências no contexto nacional. A terceira e última fase da pesquisa trata da implementação da estratégia de ensino de filosofia através das regras de leitura, como experiência laboratorial, na turma de 9o ano da Escola Nosso Mundo. A metodologia baseou na implantação de um projeto chamado Clube de Filosofia, norteado por uma sequência didática, estruturada em oficinas com aulas e exercícios em que os alunos puderam ter contato com as regras de leitura. Os resultados foram colhidos ao final da aplicação da pesquisa e analisados, verificando-se que pelo menos 70% turma foi aprovada em uma prova baseada nas regras de leitura. Em seguida, foram propostas algumas diretrizes para aplicação da estratégia em escolas públicas. Por fim, refletiu-se sobre a circunstância do ensino para as competências e as condições da educação na realidade brasileira contemporânea, questionando-se qual o papel da educação filosófica diante de um contexto de escolas lotadas e alunos fadigados em um sistema de ensino cansativo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAristótelespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdlerpt_BR
Título: dc.titleSABER APRENDER: desenvolvendo competências filosóficas de leitura, escrita e argumentação no ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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