Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, ALDMAX SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:29:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:29:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFMA-AldmaxMartins-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644647 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dificuldade da conquista em relação a atenção dos alunos é um desafio no ensino atual, principalmente no que compete ao ensino filosófico em que a atitude do filosofar é necessária para o sucesso da aula, tendo a necessidade de uma comunicação recíproca entre professor e aluno. O presente trabalho analisa a problemática conceitual dos alunos em associar o conceito de autonomia a uma ação de independência que pode ser realizada sem levar em consideração a moralidade, portanto, o objetivo fixado é estimular os alunos a desenvolverem reflexões acerca do conceito de autonomia e alinhar a mesma de acordo com a realidade dos alunos a partir de suas experiências, para assim desenvolver o ensino/aprendizagem de filosofia, busca-se o desenvolvimento conceitual dos mesmos no sentido de criar no aluno a suscetibilidade da necessidade da autonomia dentro das suas próprias vivências. Para compor aparato metodológico utiliza-se o uso das histórias em quadrinhos como instrumento metodológico facilitador de ensino-aprendizagem, utilizando o método em Silvio Gallo através das suas quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação, a partir do respectivo método foi escolhido como tema não filosófico “acidentes de trânsito” e as bases conceituais da história da filosofia fora a kantiana, especificamente o conceito de autonomia na mesma. Tal proposta metodológica tem como objetivo a criação de conceitos por parte dos alunos a partir de suas experiências no tema “acidentes de trânsito” juntamente com a base conceitual kantiana, em que fora desenvolvido no final deste presente trabalho histórias em quadrinhos criadas pelos próprios alunos finalizando a etapa da conceituação. O presente trabalho fora realizado no ensino de filosofia no nível médio do colégio Governador Archer, para que o mesmo possa servir como instrumento facilitador para que haja aprendizagem dos estudantes na educação básica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino filosófico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Metodológicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceituação | pt_BR |
Título: dc.title | AUTONOMIA KANTIANA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: a partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de filosofia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFMA-AldmaxMartins-Turma2018-2020.pdf | 13,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644647/1/UFMA-AldmaxMartins-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: