AUTONOMIA KANTIANA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: a partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de filosofia.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, ALDMAX SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:29:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:29:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-AldmaxMartins-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644647-
Resumo: dc.description.abstractA dificuldade da conquista em relação a atenção dos alunos é um desafio no ensino atual, principalmente no que compete ao ensino filosófico em que a atitude do filosofar é necessária para o sucesso da aula, tendo a necessidade de uma comunicação recíproca entre professor e aluno. O presente trabalho analisa a problemática conceitual dos alunos em associar o conceito de autonomia a uma ação de independência que pode ser realizada sem levar em consideração a moralidade, portanto, o objetivo fixado é estimular os alunos a desenvolverem reflexões acerca do conceito de autonomia e alinhar a mesma de acordo com a realidade dos alunos a partir de suas experiências, para assim desenvolver o ensino/aprendizagem de filosofia, busca-se o desenvolvimento conceitual dos mesmos no sentido de criar no aluno a suscetibilidade da necessidade da autonomia dentro das suas próprias vivências. Para compor aparato metodológico utiliza-se o uso das histórias em quadrinhos como instrumento metodológico facilitador de ensino-aprendizagem, utilizando o método em Silvio Gallo através das suas quatro etapas: sensibilização, problematização, investigação e conceituação, a partir do respectivo método foi escolhido como tema não filosófico “acidentes de trânsito” e as bases conceituais da história da filosofia fora a kantiana, especificamente o conceito de autonomia na mesma. Tal proposta metodológica tem como objetivo a criação de conceitos por parte dos alunos a partir de suas experiências no tema “acidentes de trânsito” juntamente com a base conceitual kantiana, em que fora desenvolvido no final deste presente trabalho histórias em quadrinhos criadas pelos próprios alunos finalizando a etapa da conceituação. O presente trabalho fora realizado no ensino de filosofia no nível médio do colégio Governador Archer, para que o mesmo possa servir como instrumento facilitador para que haja aprendizagem dos estudantes na educação básica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino filosóficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Metodológicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceituaçãopt_BR
Título: dc.titleAUTONOMIA KANTIANA E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS: a partir de experiências com histórias em quadrinhos no ensino de filosofia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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