
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, ADRIANO JOSÉ BARROSO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:27:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:27:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UFMA-AdrianoBarrosoSousa-Turma2018-2020 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644646 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa realizou-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - nível de Mestrado Profissional (PROFI-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado a área de ensino de filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. A pesquisa tem como objetivo analisar a construção da identidade do professor de filosofia no ensino médio do centro de Ensino dr. Tarquínio Lopes filho na cidade de Carutapera/MA.O método utilizado foi o da pesquisa empírico-bibliográfica, com seleção de textos, organização e análise dos temas e problemas; pesquisa documental concentrada nos elementos da produção primária, coletada ou confeccionada no decurso da pesquisa, no contexto da escola e da prática profissional sobre a qual a reflexão foi realizada. Foram utilizados como como instrumentos de pesquisa questionários fechados e entrevistas estruturadas. Na construção do referencial teórico tomou-se como base fundamentos da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (2002), a teoria sobre a construção de perfis identitários Claude Dubar (2012), bem como reflexões sobre os saberes docentes na formação profissional, segundo Maurice Tardiff (2014), e acerca da pedagogia filosófica referente ao ensino de filosofia a partir de Alejandro Cerletti (2009). A partir da discussão e análise dos dados coletados apresenta-se uma leitura hermenêutica do perfil identitário do professor de filosofia considerando sua formação e sua ação pedagógica em sala de aula. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
| Título: dc.title | SER PROFESSOR DE FILOSOFIA: A Construção da Identidade Docente no Ensino Médio em Carutapera/Ma | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UFMA-AdrianoBarrosoSousa-Turma2018-2020.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644646/2/UFMA-AdrianoBarrosoSousa-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons