SER PROFESSOR DE FILOSOFIA: A Construção da Identidade Docente no Ensino Médio em Carutapera/Ma

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ADRIANO JOSÉ BARROSO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:27:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:27:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFMA-AdrianoBarrosoSousa-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644646-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa realizou-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - nível de Mestrado Profissional (PROFI-FILO) da Universidade Federal do Maranhão, vinculado a área de ensino de filosofia e à linha de pesquisa de Filosofia e Ensino. A pesquisa tem como objetivo analisar a construção da identidade do professor de filosofia no ensino médio do centro de Ensino dr. Tarquínio Lopes filho na cidade de Carutapera/MA.O método utilizado foi o da pesquisa empírico-bibliográfica, com seleção de textos, organização e análise dos temas e problemas; pesquisa documental concentrada nos elementos da produção primária, coletada ou confeccionada no decurso da pesquisa, no contexto da escola e da prática profissional sobre a qual a reflexão foi realizada. Foram utilizados como como instrumentos de pesquisa questionários fechados e entrevistas estruturadas. Na construção do referencial teórico tomou-se como base fundamentos da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (2002), a teoria sobre a construção de perfis identitários Claude Dubar (2012), bem como reflexões sobre os saberes docentes na formação profissional, segundo Maurice Tardiff (2014), e acerca da pedagogia filosófica referente ao ensino de filosofia a partir de Alejandro Cerletti (2009). A partir da discussão e análise dos dados coletados apresenta-se uma leitura hermenêutica do perfil identitário do professor de filosofia considerando sua formação e sua ação pedagógica em sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHermenêuticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Título: dc.titleSER PROFESSOR DE FILOSOFIA: A Construção da Identidade Docente no Ensino Médio em Carutapera/Mapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons