Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SALES, PAULA CAMILA AGUIAR BARBOSA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:18:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:18:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFCG-PaulaCamila-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644645 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Considerando a realidade vivida em sala de aula, identificamos o problema do desinteresse de nossos estudantes pela Filosofia. A partir disto, esta dissertação busca ancorar sua fundamentação teórica na perspectiva deleuzo-guattariana de Filosofia enquanto criação de conceitos. Em seguida, nos apoiamos nas ideias de Silvio Gallo ao levar a perspectiva deleuzo-guattariana para o campo da educação, defendendo um ensino de Filosofia criativo e criador, tendo como base a pedagogia do conceito. Enquanto teoria pensada especificamente para a aprendizagem e para o campo educacional, nos amparamos na teoria da aprendizagem significativa, a qual visamos alcançar com nosso trabalho. Assim, desenvolvemos uma proposta de sequência didática que pudesse contemplar a teoria da aprendizagem significativa e e, com base em Gallo, propomos trabalhar por um eixo problemático, para tanto, seguimos quatro etapas de um método que visa alcançar tal objetivo: sensibilização, problematização, investigação e conceituação (criação de conceitos). Ao invés de criação, estamos defendendo a ideia de ressignificação. Almejamos alcançar com nossa pesquisa que nossos estudantes mudem suas percepções sobre os problemas que já lhes são familiares, como também sobre conceitos filosóficos que forem utilizados em aula, assim, aprendendo de forma significativa e realizando a ressignificação de conceitos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Criação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceituação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ressignificação | pt_BR |
Título: dc.title | A CRIAÇÃO COMO RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFCG-PaulaCamila-Turma2017-2019.pdf | 2.77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644645/2/UFCG-PaulaCamila-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons