A CRIAÇÃO COMO RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALES, PAULA CAMILA AGUIAR BARBOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:18:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:18:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFCG-PaulaCamila-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644645-
Resumo: dc.description.abstractConsiderando a realidade vivida em sala de aula, identificamos o problema do desinteresse de nossos estudantes pela Filosofia. A partir disto, esta dissertação busca ancorar sua fundamentação teórica na perspectiva deleuzo-guattariana de Filosofia enquanto criação de conceitos. Em seguida, nos apoiamos nas ideias de Silvio Gallo ao levar a perspectiva deleuzo-guattariana para o campo da educação, defendendo um ensino de Filosofia criativo e criador, tendo como base a pedagogia do conceito. Enquanto teoria pensada especificamente para a aprendizagem e para o campo educacional, nos amparamos na teoria da aprendizagem significativa, a qual visamos alcançar com nosso trabalho. Assim, desenvolvemos uma proposta de sequência didática que pudesse contemplar a teoria da aprendizagem significativa e e, com base em Gallo, propomos trabalhar por um eixo problemático, para tanto, seguimos quatro etapas de um método que visa alcançar tal objetivo: sensibilização, problematização, investigação e conceituação (criação de conceitos). Ao invés de criação, estamos defendendo a ideia de ressignificação. Almejamos alcançar com nossa pesquisa que nossos estudantes mudem suas percepções sobre os problemas que já lhes são familiares, como também sobre conceitos filosóficos que forem utilizados em aula, assim, aprendendo de forma significativa e realizando a ressignificação de conceitos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCriaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceituaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRessignificaçãopt_BR
Título: dc.titleA CRIAÇÃO COMO RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS: POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons