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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FARIAS, KALLIGIANA ARAÚJO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:16:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:16:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFCG-KalligianaAraujo-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação teve como proposta identificar de que modo estudantes do ensino médio apropriaram-se de conceitos filosóficos problematizados em sala de aula, transformando-os em sub-versões. A investigação partiu do seguinte problema: Que estratégias de ação podem ser propostas enquanto condições para o desenvolvimento de experiências filosóficas no ensino médio? Almejando responder a esta pergunta, o referencial teórico escolhido com foco no ensino de filosofia foi concentrado na filósofa brasileira Renata Pereira de Lima Aspis, mais especificamente em seus estudos sobre educação e resistência. Para justificar o conceito de protagonismo utilizado na pesquisa, selecionamos como referencial os estudos de Antônio Carlos Gomes da Costa, propagador e especialista do conceito de protagonismo no Brasil. A hipótese que buscamos confirmar é que para o desenvolvimento de novas formas de pensar é preciso criar espaços (físico e temporal) de protagonismo, que promovam experiências filosóficas a partir das inquietações do corpo discente e não somente a partir dos conteúdos propostos pelo(a) professor(a) . Como objetivos desta investigação buscamos identificar quaise estratégias de ensino o(a) professora(a) de filosofia pode proporcionar aos estudantes, à medida que os tornam protagonistas da própria formação, descrevendo o processo desenvolvido por eles(as) a partir da análise e apropriação de conceitos filosóficos, mapeando elementos que possam contribuir com melhorias para o ensino da filosofia no ensino médio. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa e procedimentos técnicos de análise de conteúdo, com universo de pesquisa composto por 60 discentes. Os resultados previstos e constatados explicitam a comprovação da relevância da pesquisa pelos(as) estudantes, a partir das sub-versões evidenciadas em seus discursos, manifestações artísticas e textos produzidos, confirmando a hipótese inicial. Destacamos a relevância deste estudo por oportunizar experiências filosóficas ao corpo discente e reflexões ao corpo docente sobre suas práticas enquanto professor (a) e filósofo (a). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Criação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sub-versã | pt_BR |
Título: dc.title | DAS VERSÕES ÀS SUB -VERSÕES: UMA BUSCA DO PROTAGONISMO NO ENSINO DA FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFCG-KalligianaAraujo-Turma2017-2019.pdf | 3.54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644644/2/UFCG-KalligianaAraujo-Turma2017-2019.pdfDownload |
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