GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: LER, COMPREENDER E INTERPRETAR O SUMÁRIO DO TRATADO DA NATUREZA HUMANA DE DAVID HUME

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, TERTULIANO MELO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:08:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:08:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-TertulianoAlmeida-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644642-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de filosofia do Ensino Médio. O objetivo deste: caracterizar a importância da leitura de textos filosóficos para a formação humana. Duas problemáticas complementares comandam o trabalho: uma geral e outra específica. A problemática de ordem geral é: Qual a importância do uso de texto filosófico no ensino da filosofia? Quais as suas dificuldades? Como orientar os alunos do ensino médio para que possam ler, compreender e interpretar obras filosóficas importantes? A problemática específica é: Como tornar possível a leitura, a compreensão e a interpretação do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume pelos estudantes do ensino médio? Em consonância com essas duas problemáticas, a dissertação está dividida em duas partes: Na primeira é feito um estudo teórico-crítico sobre os problemas no ensino da filosofia no nível médio, com revisões bibliográficas de autores e documentos que fundamentam a educação: LDB no 9.394/96, PCN (2000), OCEM (2008), DCNEM (2011), Resolução no 2/2012, Nunes (1986), Gallo e Kohan (2000), Porta (2007), Rodrigo (2009), Cerletti (2009), Severino (2010), Chitolina (2015), Silveira (2017). Dando ênfase a questão do uso do texto filosófico neste ensino, nas suas dificuldades e nos recursos metodológicos que podem ser usados para superar as dificuldades inerentes a leitura de textos filosóficos. Na segunda parte é feita a proposta de um guia de orientações para docentes e discentes do ensino médio, no sentido de ajudá-los a ler, compreender e interpretar o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. A metodologia dar-se-á pela pesquisa bibliográfica. E por fim, na conclusão, são relatadas as contribuições que esta pesquisa pode proporcionar em termos de ações positivas, tanto para os docentes quantos aos discentes minimizar as dificuldades inerentes ao processo da leitura de texto filosófico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura compreensivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDavid Humept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSTNHpt_BR
Título: dc.titleGUIA DE ORIENTAÇÃO PARA DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: LER, COMPREENDER E INTERPRETAR O SUMÁRIO DO TRATADO DA NATUREZA HUMANA DE DAVID HUMEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons