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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, TERTULIANO MELO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:08:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:08:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFAM-TertulianoAlmeida-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644642 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema a leitura de textos filosóficos no ensino da filosofia no nível médio do sistema educacional brasileiro e, em termos propositivos, visa a oferecer um guia de leitura para o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. O público-alvo são discentes e docentes de filosofia do Ensino Médio. O objetivo deste: caracterizar a importância da leitura de textos filosóficos para a formação humana. Duas problemáticas complementares comandam o trabalho: uma geral e outra específica. A problemática de ordem geral é: Qual a importância do uso de texto filosófico no ensino da filosofia? Quais as suas dificuldades? Como orientar os alunos do ensino médio para que possam ler, compreender e interpretar obras filosóficas importantes? A problemática específica é: Como tornar possível a leitura, a compreensão e a interpretação do Sumário do Tratado da Natureza Humana de David Hume pelos estudantes do ensino médio? Em consonância com essas duas problemáticas, a dissertação está dividida em duas partes: Na primeira é feito um estudo teórico-crítico sobre os problemas no ensino da filosofia no nível médio, com revisões bibliográficas de autores e documentos que fundamentam a educação: LDB no 9.394/96, PCN (2000), OCEM (2008), DCNEM (2011), Resolução no 2/2012, Nunes (1986), Gallo e Kohan (2000), Porta (2007), Rodrigo (2009), Cerletti (2009), Severino (2010), Chitolina (2015), Silveira (2017). Dando ênfase a questão do uso do texto filosófico neste ensino, nas suas dificuldades e nos recursos metodológicos que podem ser usados para superar as dificuldades inerentes a leitura de textos filosóficos. Na segunda parte é feita a proposta de um guia de orientações para docentes e discentes do ensino médio, no sentido de ajudá-los a ler, compreender e interpretar o Sumário do Tratado da Natureza Humana, de David Hume. A metodologia dar-se-á pela pesquisa bibliográfica. E por fim, na conclusão, são relatadas as contribuições que esta pesquisa pode proporcionar em termos de ações positivas, tanto para os docentes quantos aos discentes minimizar as dificuldades inerentes ao processo da leitura de texto filosófico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura compreensiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | David Hume | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | STNH | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO MÉDIO: LER, COMPREENDER E INTERPRETAR O SUMÁRIO DO TRATADO DA NATUREZA HUMANA DE DAVID HUME | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFAM-TertulianoAlmeida-Turma2017-2019.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644642/2/UFAM-TertulianoAlmeida-Turma2017-2019.pdfDownload |
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