HISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO DA FILOSOFIA: REFLEXÃO PARA PENSAR A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, SEGUNDO HEGEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOARES, PEDRO PAULO CAVALCANTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:03:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:03:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-PedroPaulo-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644641-
Resumo: dc.description.abstractÉ possível ensinar Filosofia no ensino médio sem recorrer à história da filosofia e aos seus conteúdos filosóficos? De acordo com o filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831), a resposta parece ser negativa. Para o filósofo, que parece ter sido o primeiro, depois de Aristóteles, a elaborar uma periodização da história da filosofia, os textos filosóficos da tradição produzidos ao longo de dois mil e seiscentos anos, representam o maior dos tesouros: o conhecimento racional. Além de imprescindíveis para se aprender Filosofia, não se distinguem do próprio filosofar, porque um não é sem o outro. Segundo Hegel, ao chegar-se a conhecer o conteúdo da filosofia, aprende-se não só a filosofar, mas já se filosofa efetivamente. Ainda que o filósofo não tenha dedicado nenhuma obra de caráter eminentemente pedagógico ao ensino da Filosofia, não se eximiu de dar a sua contribuição nesse sentido, especialmente quando ocupou o cargo de diretor do Ginásio de Nuremberg, ocasião em que buscou viabilizar diretrizes e procedimentos para o referido ensino aos jovens estudantes daquela instituição. Com Hegel, a história da filosofia ganha um tratamento científico e o estatuto de disciplina filosófica. Destarte, queremos compreender de que forma as reflexões filosóficas de Hegel acerca da história da filosofia podem ser utilizadas no ensino da Filosofia com a finalidade de propor estratégias didático-filosóficas a serem aplicadas na transmissão dos conteúdos filosóficos aos alunos do ensino médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória da filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHegelpt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA DA FILOSOFIA NO ENSINO DA FILOSOFIA: REFLEXÃO PARA PENSAR A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO, SEGUNDO HEGELpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons