A DOCÊNCIA DE FILOSOFIA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PARA NOVOS TEMPOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, NAJARA ENCARNAÇÃO LEÃO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:01:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:01:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-NajaraMoreira-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644640-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa tem como proposta cogitar a filosofia no chão da escola. Certamente, a filosofia como “ciência da existência” sempre se fez presente no processo de transformação da cultura humana. A prática do cogito está enraizada no labor do docente, que se faz presente em uma época nova, num „mundo virtual do pensamento‟ que sempre existiu e que se concretiza no dia a dia do homem contemporâneo. Por isso, a análise foi conduzida a partir da obra As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática (LÉVY, 1993) e com base na experiência que vivenciamos, ministrando a disciplina de Filosofia semanalmente em escolas de ensino básico no município de Manaus terceira etapa. Dessa maneira, buscamos em Pierre Lévy a base para a compreensão dessa proposta e encontramos parceria com a escola e com a disciplina de filosofia. A pesquisa procurou exemplificar o uso das novas tecnologias como ferramentas na sala de aula. Procurou, ainda, articular os conceitos de Inteligência Coletiva, Cibercultura, Virtualização e Ciberespaço já presentes na sociedade contemporânea dando base ao conhecimento ou „inteligência coletiva‟. Assim o homem aparece como ser ativo da transformação cultural advinda da ciência aliada à técnica e que culminou, em nossos dias, nas novas tecnologias da comunicação e da informação, dando ênfase a uma nova forma de diálogo entre a comunicação, as tecnologias e o conhecimento, diálogo esse que passou a ser base para o que se chama cibercultura. A utilização dos textos filosóficos com auxílio de ferramentas tecnológicas proporcionou e proporciona, sem dúvida, uma nova abordagem para o ensino- aprendizagem do ensino de filosofia nas escolas. Um processo recente que explicita suas particularidades, suas pretensões e seus desafios para o docente comprometido com seu tempo. A filosofia, enquanto experiência do pensamento na existência, não pode se furtar a compreender melhor esse novo modus vivendi e a assumir a possibilidade da reflexão desse novo mundo, para o qual o homem concorreu e concorre diretamente na sua constituição. Mundo que aos poucos vai se ajustando à constituição do real.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiberculturapt_BR
Título: dc.titleA DOCÊNCIA DE FILOSOFIA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: DESAFIOS PARA NOVOS TEMPOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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