Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | AGUIAR, LAERTE DE STEPHANO E | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T16:56:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T16:56:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFAM-LaerteAguiar-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644638 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A filosofia, a ciência e arte são conhecimentos que se completam, porque são igualmente criadores e trabalham com o pensamento. A questão é saber como trabalhar com a filosofia no Ensino Médio, qual a sua tarefa nessa modalidade de Ensino. A proposta presente buscou identificar no existencialismo, a partir da obra O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre, uma possibilidade de fazer com que os alunos desse segmento escolar descubram suas individualidades e subjetividades, como condições necessárias para a autonomia. Considerando que o Ensino Médio não trabalha com especialistas, necessário se faz encontrar uma maneira eficaz de trabalhar a filosofia com os alunos deste nível de ensino, nos parecendo apropriado, neste caso, trabalhar de forma intertextual, buscando na literatura, particularmente na poesia e, de forma muito particular, na poesia popular, em especial a de Paulo César Batista de Faria, um elemento facilitador desse esforço, porquanto essa poesia popular seja impregnada do cotidiano retratando, por isso, os problemas da vida e dos indivíduos, possibilitando, mais facilmente a identificação dos alunos com esses problemas, inclusive em suas próprias vidas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | existencialismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | individualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | subjetividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | poesia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | intertextualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cotidiano | pt_BR |
Título: dc.title | INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFAM-LaerteAguiar-Turma2018-2020.pdf | 658,69 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644638/2/UFAM-LaerteAguiar-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons