INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAGUIAR, LAERTE DE STEPHANO E-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T16:56:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T16:56:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-LaerteAguiar-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644638-
Resumo: dc.description.abstractA filosofia, a ciência e arte são conhecimentos que se completam, porque são igualmente criadores e trabalham com o pensamento. A questão é saber como trabalhar com a filosofia no Ensino Médio, qual a sua tarefa nessa modalidade de Ensino. A proposta presente buscou identificar no existencialismo, a partir da obra O Existencialismo é um Humanismo, de Jean-Paul Sartre, uma possibilidade de fazer com que os alunos desse segmento escolar descubram suas individualidades e subjetividades, como condições necessárias para a autonomia. Considerando que o Ensino Médio não trabalha com especialistas, necessário se faz encontrar uma maneira eficaz de trabalhar a filosofia com os alunos deste nível de ensino, nos parecendo apropriado, neste caso, trabalhar de forma intertextual, buscando na literatura, particularmente na poesia e, de forma muito particular, na poesia popular, em especial a de Paulo César Batista de Faria, um elemento facilitador desse esforço, porquanto essa poesia popular seja impregnada do cotidiano retratando, por isso, os problemas da vida e dos indivíduos, possibilitando, mais facilmente a identificação dos alunos com esses problemas, inclusive em suas próprias vidas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectexistencialismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectindividualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectsubjetividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpoesiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectintertextualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectcotidianopt_BR
Título: dc.titleINTERTEXTUALIDADE NO ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons