FOUCAULT: A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amazonaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, KELMES HOLANDA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T16:52:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T16:52:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFAM-LaerteAguiar-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644637-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho focaliza o pensamento do filósofo francês Michel Foucault como uma ferramenta a ser utilizada em sala de aula por professores de Filosofia problematizando uma educação para a autonomia na perspectiva do filósofo. Desta forma, o conceito de filosofia ganha uma nova roupagem, a de ser uma “ontologia do presente”, isto é, produzir um diagnóstico da atualidade a partir das relações, das experiências do sujeito consigo mesmo, com o outro e com o mundo que o cerca. Por conseguinte, o pensamento foucaultiano mira uma subjetividade que é construída a partir das relações de poder e dos jogos de verdade, assim a reflexão filosófica a ser produzida pelo professor de Filosofia no espaço escolar parte da resistência e da ruptura a toda forma sedentária de pensamento que visa aprisionar o sujeito a modelos ou padrões construídos como verdade a ser seguido. Desta forma a sala de aula emerge como o próprio laboratório do professor de Filosofia que se dispõe dos conceitos de poder, de problematização e de transdisciplinariedade como novos instrumentos didáticos a serem manuseados nessa empreitada de instrumentalizar o pensamento de Michel Foucault no ensino de filosofia. Pensar uma educação para a autonomia a partir do pensamento de Foucault é provocar uma reestruturação conceitual sobre a ética e a liberdade, isto é, construir novas formas ou modos de subjetivação a partir de si mesmo, do cuidado de si que passa pela via do cuidado com o outro, ou no que podemos chamar de uma ética do cuidado. O cuidado de si, termo problematizado por Foucault a partir da Antiguidade Clássica greco-romana, é compreendido como essa forma do sujeito postular novos modos de subjetivação. Portanto, o conceito de autonomia comumente entendido como a maneira pela qual o sujeito age independentemente sobre os acontecimentos e o outro, é deslocado para essa fórmula do cuidado de si, de governo de si que tem como ponto de partida o cuidado com o outro. Trilhando o caminho de Foucault percebemos uma ação prática possível de se adequar ao espaço do ensino de filosofia: a escrita. A escrita se apresenta como essa forma do sujeito descrever, pensar e conhecer a si mesmo, transformar-se e possibilitar transformações. Ou seja, a escrita aparece como uma técnica de si que possibilita diagnosticar a si mesmo possibilitando pensar e respeitar novas formas de subjetivação. Assim, pensar uma educação para a autonomia numa perspectiva foucaultiana a partir do ensino de filosofia é abrir espaço para uma nova perspectiva de educação, onde o agir do sujeito esteja fundamentado numa prática do cuidado de si que vislumbre primeiramente o gosto por uma vida saudável e não somente um diploma. Que mire novas formas de pensar a existência e que produza polos de resistências a toda forma ou modelo de vida fascista, essa é a missão do professor filósofo: construir, pela filosofia, espaços para uma Estética da Existência.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstética da Existênciapt_BR
Título: dc.titleFOUCAULT: A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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