ENSINO DE FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS: uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorESTEVES, RENATA GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T16:16:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T16:16:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFABC-RenataGomesEsteves-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644584-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov Zizek, buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente, quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas produzidas pelos alunos, pudemos experimentar a potência das imagens e acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e alunas a respeito do tema.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFotografiaspt_BR
Título: dc.titleENSINO DE FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS: uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons