Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ESTEVES, RENATA GOMES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T16:16:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T16:16:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-RenataGomesEsteves-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644584 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa consiste em uma investigação acerca das potências que o uso de imagens fotográficas pode oferecer ao ensino de filosofia em uma abordagem ética e estética a respeito do conceito de violência. Inspirados pelo filósofo Slajov Zizek, buscamos explorar o conceito de violência indireta, deste modo, adotamos em nosso planejamento uma perspectiva oblíqua da violência em vias de ampliar a abordagem para a problematização de suas causas e de suas diversas manifestações. Assim, elaboramos e vivenciamos um processo pedagógico junto ao corpo discente do terceiro ano do Ensino Médio de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Guarulhos. Privilegiamos um processo pedagógico de subjetivação de alunos e alunas por meio da produção de narrativas relacionadas ao tema da violência a partir de imagens fotográficas. A realização de tal abordagem foi orientada, sobretudo, a partir dos conceitos levantados pelo educador Jorge Larrosa e pelo filósofo Roland Barthes. De modo que, essa proposta pedagógica nos possibilitou novas formas de pensar e vivenciar o ensino de filosofia, especialmente, quando relacionado à área da ética. Bem como, nos possibilitou vivenciar uma nova abordagem estética na sala de aula. Assim, a partir do encontro com as narrativas produzidas pelos alunos, pudemos experimentar a potência das imagens e acompanhar o processo de reelaboração do pensamento de cada um dos alunos e alunas a respeito do tema. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS: uma abordagem ética e estética acerca do conceito de violência. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-RenataGomesEsteves-Turma2017-2019.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644584/2/UFABC-RenataGomesEsteves-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons