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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MARIA APARECIDA SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T16:06:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T16:06:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-MariaAparecida-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644583 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta pesquisa apresento a construção, a execução e os resultados de um projeto elaborado sobre cinema e filosofia, a partir das experiências vivenciadas ministrando aulas de Filosofia na Escola Estadual Cidade de Hiroshima, situada na região metropolitana de São Paulo. A pesquisa disserta e problematiza sobre a produção estética do suspense no cinema de Alfred Hitchcock para pensar o Ensino de Filosofia, considerando o público da segunda série do Ensino Médio. O objetivo principal é produzir experiências cinematográficas capazes de levar à conversão, desnaturalização e/ou transformação da percepção, da sensibilidade e do olhar dos estudantes, bem como da docente responsável pela pesquisa, usando o conceito de cinema como experimentação filosófica de Alain Badiou. A hipótese é que a experimentação filosófica propiciada pelo cinema se dá através de rupturas e de sínteses disjuntivas que são oferecidas pelas pistas e pelos indícios que são apresentados nas obras cinematográficas de Hitchcock. A pesquisa relata as experiências iniciais do uso do cinema em sala de aula como agente de sensibilização e como recurso didático-pedagógico e apresenta a mudança para um novo paradigma, que propõe uma abordagem do cinema através do campo da estética e da linguagem cinematográfica. Dentre os autores que deram subsídios e fundamentações técnicas, históricas, teóricas e metodológicas para a construção da pesquisa, destacam-se: Inácio Araújo, Jacques Aumont, David Bordwell, e François Truffaut. Como resultados da pesquisa, apresento e discuto o material didático que foi elaborado para trabalhar com a produção estética do suspense no cinema de Hitchcock no âmbito do Ensino de Filosofia e as experiências da professora-pesquisadora em sua aplicação junto ao público do Ensino Médio. Por fim, discorro sobre o papel do cinema de Hitchcock para o Ensino de Filosofia, em especial, a partir das pistas e indícios presentes na obra A sombra de uma dúvida (1943), sob a ótica de um paradigma indiciário (Ginzburg). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfred Hitchcock | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia e Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alain Badiou | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência Filosófica | pt_BR |
Título: dc.title | A EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA E O CINEMA: UM ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA ESTÉTICA E DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA OBRA DE ALFRED HITCHCOCK | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFABC-MariaAparecida-Turma2018-2020.pdf | 10,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644583/2/UFABC-MariaAparecida-Turma2018-2020.pdfDownload |
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