Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SPÍNDOLA, JEFERSON ALBUQUERQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:56:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:56:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-JefersonAlbuquerqueSpíndola-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644581 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação aborda o ensino de Filosofia a partir da leitura de textos filosóficos. O objetivo é o desenvolvimento da reflexão com os estudantes, a partir da leitura de textos filosóficos, de modo que eles possam compreender o texto com a menor interferência possível do professor. A leitura filosófica é considerada um ponto importante dentro do aprendizado filosófico. Por isso, indicamos como fazê-la e expomos suas dificuldades para um estudante iniciante. Os elementos do texto filosófico são analisados a partir da sua identificação durante a leitura para que possamos compreender melhor o texto. A leitura literária na aula de Filosofia contribui como fonte de informações para auxiliar o estudante na compreensão do texto filosófico. O estudante é provocado a falar a partir dos textos que são disponibilizados. O professor, para gerar a emancipação do estudante, evita as explicações, valorizando a fala dos estudantes. A partir do relato da aula, que demonstra como esta se desenvolveu, analisamos o modo como a leitura filosófica aconteceu; como a literatura contribuiu para inserir os alunos no tema estudado com o texto de Filosofia; a participação dos alunos durante as aulas; a participação do professor, a fim de gerar a emancipação dos estudantes; o tempo dedicado à aula e, por fim, analisamos como os elementos do texto filosófico foram identificados durante a leitura. No final, ainda destacamos a importância do desenvolvimento da leitura nas aulas do Ensino Médio, assim como a leitura filosófica; analisamos se os alunos foram capazes de pensar a partir das leituras que foram realizadas e a utilidade dos textos literários para a aula de Filosofia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura Filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Título: dc.title | LEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-JefersonAlbuquerqueSpíndola-Turma2018-2020.pdf | 860,67 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644581/2/UFABC-JefersonAlbuquerqueSpíndola-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons