LEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSPÍNDOLA, JEFERSON ALBUQUERQUE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:56:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:56:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFABC-JefersonAlbuquerqueSpíndola-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644581-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação aborda o ensino de Filosofia a partir da leitura de textos filosóficos. O objetivo é o desenvolvimento da reflexão com os estudantes, a partir da leitura de textos filosóficos, de modo que eles possam compreender o texto com a menor interferência possível do professor. A leitura filosófica é considerada um ponto importante dentro do aprendizado filosófico. Por isso, indicamos como fazê-la e expomos suas dificuldades para um estudante iniciante. Os elementos do texto filosófico são analisados a partir da sua identificação durante a leitura para que possamos compreender melhor o texto. A leitura literária na aula de Filosofia contribui como fonte de informações para auxiliar o estudante na compreensão do texto filosófico. O estudante é provocado a falar a partir dos textos que são disponibilizados. O professor, para gerar a emancipação do estudante, evita as explicações, valorizando a fala dos estudantes. A partir do relato da aula, que demonstra como esta se desenvolveu, analisamos o modo como a leitura filosófica aconteceu; como a literatura contribuiu para inserir os alunos no tema estudado com o texto de Filosofia; a participação dos alunos durante as aulas; a participação do professor, a fim de gerar a emancipação dos estudantes; o tempo dedicado à aula e, por fim, analisamos como os elementos do texto filosófico foram identificados durante a leitura. No final, ainda destacamos a importância do desenvolvimento da leitura nas aulas do Ensino Médio, assim como a leitura filosófica; analisamos se os alunos foram capazes de pensar a partir das leituras que foram realizadas e a utilidade dos textos literários para a aula de Filosofia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLeitura Filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Título: dc.titleLEITURA FILOSÓFICA E LEITURA LITERÁRIA NAS AULAS DE FILOSOFIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons