Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, GILVAN ALBUQUERQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:53:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:53:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-GilvanLima-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644580 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em Elementos para a leitura dos textos filosóficos, obra publicada no Brasil, em primeira edição, em 1994, Frédéric Cossutta desenvolve um método de leitura filosófica que se ancora, sobretudo, num exercício leitor que tem como objetivo demonstrar, dentre outras coisas, quais são os elementos necessários para efetuar uma leitura propriamente filosófica. Em que pese as peculiaridades teóricas que o método impõe, este trabalho pretende, ainda assim, conciliar os elementos cossuttatianos com a prática leitora de textos de filosofa no Ensino Médio. Ou seja, este trabalho destina-se, considerando os limites desta prática, demonstrar a efetividade da leitura cossuttatiana no Ensino Regular. Esta dissertação, por isso mesmo, constitui-se, primeiro, em alguns apontamentos teóricos sobre Cossutta e sobre a leitura de textos filosóficos no ensino de filosofia. Segundo, apresento parte dos resultados desta prática e os problematizo sob a perspectiva do ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | texto filosófico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Frédéric Cossutta | pt_BR |
Título: dc.title | A LEITURA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO E SEU DESDOBRAMENTO FORMATIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-GilvanLima-Turma2017-2019.pdf | 913,39 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644580/2/UFABC-GilvanLima-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons