Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, GILVAN ALBUQUERQUE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:53:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:53:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-GilvanLima-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644580 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em Elementos para a leitura dos textos filosóficos, obra publicada no Brasil, em primeira edição, em 1994, Frédéric Cossutta desenvolve um método de leitura filosófica que se ancora, sobretudo, num exercício leitor que tem como objetivo demonstrar, dentre outras coisas, quais são os elementos necessários para efetuar uma leitura propriamente filosófica. Em que pese as peculiaridades teóricas que o método impõe, este trabalho pretende, ainda assim, conciliar os elementos cossuttatianos com a prática leitora de textos de filosofa no Ensino Médio. Ou seja, este trabalho destina-se, considerando os limites desta prática, demonstrar a efetividade da leitura cossuttatiana no Ensino Regular. Esta dissertação, por isso mesmo, constitui-se, primeiro, em alguns apontamentos teóricos sobre Cossutta e sobre a leitura de textos filosóficos no ensino de filosofia. Segundo, apresento parte dos resultados desta prática e os problematizo sob a perspectiva do ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | texto filosófico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Frédéric Cossutta | pt_BR |
Título: dc.title | A LEITURA FILOSÓFICA NO ENSINO MÉDIO E SEU DESDOBRAMENTO FORMATIVO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-GilvanLima-Turma2017-2019.pdf | 913,39 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644580/2/UFABC-GilvanLima-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons