Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, FULVIO DE MORAES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:50:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:50:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-FulvioMoraesGomes-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644579 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema do presente trabalho é o cinema e sua possível relação com o ensino de Filosofia. Interessa-nos saber o que pode o cinema no ensino de Filosofia. Essa problemática se nos afigura pelas condições que enfrentamos em nossa prática docente, especialmente a exiguidade de carga horária prevista para a Filosofia, o que impõe várias limitações ao desenvolvimento de nosso trabalho. Além disso, se nos afigura também pelo entendimento de que o vídeo é uma realidade a ocupar considerável espaço na vida das pessoas hoje. Basta que se lance um breve olhar ao redor para que se chegue a essa constatação. Essa difundida presença que o vídeo possui na sociedade contemporânea não se reflete, todavia, em igual proporção no ambiente escolar. Faz falta pensar melhor nas possibilidades de uso que tal recurso poderia ter na esfera educacional, principalmente para não se cair no risco fácil de adotar qualquer “modernosidade” (com o perdão do neologismo) na seara pedagógica, apenas por gosto pela novidade. Nesse sentido, e mais especificamente no âmbito do ensino de Filosofia, realizou-se esta pesquisa. Percorrendo-se quatro diferentes etapas – habilitação do audiovisual para a Educação, delineamento de uma concepção de Filosofia que se derive em prática de ensino, investigação da possiblidade de que o cinema sirva para ensinar Filosofia e, por fim, análise do modo de recepção dos filmes nos livros didáticos, tomados enquanto elementos práticos desse ensino filosófico – buscou-se a elucidação dessa questão central estabelecida ab initio: o cinema dá o que pensar filosoficamente? Podemos adiantar que a resposta encontrada se encaminha de modo afirmativo: ao se conceber a Filosofia como experiência do pensamento que produz [novos] sentidos para a realidade, então é possível afirmar que o filme, entendido como conceito-imagem, que dá o que pensar a uma racionalidade logopática, habilita-se como ferramenta para o ensino filosófico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência do pensamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito-imagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Logopatia | pt_BR |
Título: dc.title | O QUE PODE O CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-FulvioMoraesGomes-Turma2018-2020.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644579/2/UFABC-FulvioMoraesGomes-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons