Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, PRISCILA MARTINS FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T16:09:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T16:09:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-PriscilaMartins-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644572 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como principal objetivo apresentar, a partir da elaboração de narrativas calcadas na experiência escolar, pontos de convergência entre o ensino de filosofia associado à linguagem teatral, no contexto do Ensino Médio. Vislumbra-se, por meio da interação entre filosofia e arte, a construção de propostas metodológicas que considerem o texto teatral, junto ao corpo e suas potencialidades performáticas, como sendo mais um modo de suscitar a reflexão filosófica no âmbito da Educação Básica. Para tanto, as aulas de filosofia, que compõem grande parte deste trajeto de pesquisa teórico-prática, são reveladas como ponto de partida e fio condutor para discussões e reflexões sobre o que pode ser ensinar e aprender em filosofia, ensejando o delineamento de caminhos metodológicos que partam de uma ação docente e considerem os desdobramentos de uma prática singular de ensino, resgatados de experiências vivenciadas por uma professora de filosofia da rede pública do estado de São Paulo, para então repensá-las como objeto de pesquisa. Portanto, a tarefa maior se justifica em voltar-se ao ato de lecionar a fim de perceber as relações existentes entre os conteúdos ensinados e o modo de ensinar, buscando identificar os momentos em que uma concepção de filosofia, ainda que não concluída, pode revelar, por meio da ação, os aspectos norteadores de um tipo de ensino que, apesar de singular e particular, também pode encontrar aberturas para diálogos e compartilhamentos. Neste sentido e ao longo desta dissertação, busca-se compreender uma concepção de filosofia considerando o seu desvelamento enquanto prática de ensino, bem como procura-se apresentar as implicações que existem ao assumir a literatura engajada e a filosofia sartriana na sala de aula, a partir da discussão sobre as obras de ficção e não ficção do autor, assim como também se trata de expor as contribuições do método de Augusto Boal para a construção das aulas, o qual, sendo o aporte metodológico para o desenvolvimento de estratégias didáticas, fulgura a intenção de ampliar o campo de linguagens para a comunicação e expressão do pensamento. Por isso, o projeto aqui realizado, desenha-se à luz da peça teatral Entre quatro paredes, do filósofo francês Jean-Paul Sartre, em conjunto com o método Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, de modo a conjugar experiências estéticas e filosóficas, oportunizando, a partir deste processo, a elaboração de narrativas junto à construção de um material didático que busca forjar intersecções entre atitude filosófica, ensino de filosofia e experiências teatrais. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sartre | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Boal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA EM ATO: poéticas da experiência escolar (Por uma professora-coringa Entre quatro paredes da sala de aula) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-PriscilaMartins-Turma2018-2020.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644572/2/UFABC-PriscilaMartins-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons