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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, MARCOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T16:00:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T16:00:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-MarcosMachado-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644571 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Dissertação tem como objetivo, inicialmente, viabilizar uma didática filosófica no âmbito do Ensino Médio e, ainda, analisar e estimular como propósito didático nesse nível de ensino o movimento filosófico nietzschiano do ‘tornar-se o que se é’. Este movimento compreende que a investigação sobre a cultura pode ter como efeito a supressão de qualquer dúvida quanto ao que se é no presente, propondo no lugar disso uma atitude que consista em arriscar-se em uma filosofia do vir a ser, buscando problematizar e desnaturalizar os hábitos morais como condição de (trans) formação. A partir dessa máxima de Píndaro, que aparece interpretada por Nietzsche desde seus primeiros escritos até a publicação de sua autobiografia – Ecce Homo –, percorreremos textos de várias fases de sua filosofia, sobretudo alguns aforismos da primeira e da segunda dissertações da obra Genealogia da Moral, período este que corresponde ao da sua filosofia madura. No segundo capítulo recomendaremos uma sequência didática filosófica para estudantes do Ensino Médio que investiga as concepções de ressentimento, de vingança e de justiça. Examinaremos então a origem desses sentimentos morais, através de algumas etapas metodológicas e, com isso, exploraremos de modo gradativo esses conceitos com o auxílio de outros recursos pedagógicos, a saber: história em quadrinhos (HQ); literatura; imagem; cinema. Além disso, como parte da sequência didática filosófica, os estudantes poderão observam in loco um júri com a finalidade de verificar se no plenário esses sentimentos são exteriorizados. Por fim, como elaboramos e aplicamos essa situação didática filosófica ao longo dessa pesquisa, relataremos na última parte deste trabalho alguns fatos ocorridos, bem como os resultados obtidos, através da apresentação das atividades desenvolvidas pelos estudantes, pois elas podem demonstrar o impulso filosófico do vir a ser como uma das etapas formativas da individualidade dos discentes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Didática Filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Júri | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ressentimento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vingança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Justiça | pt_BR |
Título: dc.title | NIETZSCHE, O JÚRI E O ENSINO MÉDIO: desnaturalizando ressentimento, vingança e justiça | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFABC-MarcosMachado-Turma2017-2019.pdf | 4,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644571/2/UFABC-MarcosMachado-Turma2017-2019.pdfDownload |
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