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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, FABRICIO RAMOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:42:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:42:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-FabricioRamosRodrigues-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644570 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo propor práticas argumentativas para turmas de Filosofia do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, relatando, igualmente, a experiência vivenciada com estas práticas em sala de aula. Procura-se mostrar, igualmente, que o trabalho dialógico-argumentativo contribui para o alcance de habilidades que são esperadas para os alunos deste ciclo, conforme o que é determinado pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), principalmente no que se refere a posicionar-se de maneira crítica e responsável em diferentes situações e à formação da consciência e do exercício da civilidade. A fim de cumprir os objetivos supramencionados, parte-se da apresentação de alguns pressupostos defendidos pelo criador do Programa Filosofia para Crianças, Matthew Lipman, a respeito da comunidade de investigação, metodologia escolhida como forma de viabilizar a construção do pensamento filosófico entre crianças e adolescentes. Na sequência, procura-se compreender o que é argumentação a partir de diferentes autores que são referência nesta área, além de esclarecer que tipo de civilidade se busca desenvolver junto aos alunos por meio da prática argumentativa. Uma vez exposto o escopo teórico que subsidia a ideia central da dissertação, apresentam-se as práticas argumentativas supra referidas, tendo como pano de fundo as histórias que compõem o livro didático adotado pelo Colégio Stella Maris (Santos/SP), unidade de ensino em que o autor deste trabalho desenvolveu sua pesquisa. Por fim, as primeiras experiências com a construção da comunidade de investigação são relatadas e analisadas à luz do arcabouço teórico lipmaniano. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade de Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Civilidade | pt_BR |
Título: dc.title | FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: práticas argumentativas e civilidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFABC-FabricioRamosRodrigues-Turma2017-2019.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644570/2/UFABC-FabricioRamosRodrigues-Turma2017-2019.pdfDownload |
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