FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: práticas argumentativas e civilidade

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, FABRICIO RAMOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:42:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:42:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUFABC-FabricioRamosRodrigues-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644570-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo propor práticas argumentativas para turmas de Filosofia do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, relatando, igualmente, a experiência vivenciada com estas práticas em sala de aula. Procura-se mostrar, igualmente, que o trabalho dialógico-argumentativo contribui para o alcance de habilidades que são esperadas para os alunos deste ciclo, conforme o que é determinado pelos Parâmetros Nacionais Curriculares (PCNs), principalmente no que se refere a posicionar-se de maneira crítica e responsável em diferentes situações e à formação da consciência e do exercício da civilidade. A fim de cumprir os objetivos supramencionados, parte-se da apresentação de alguns pressupostos defendidos pelo criador do Programa Filosofia para Crianças, Matthew Lipman, a respeito da comunidade de investigação, metodologia escolhida como forma de viabilizar a construção do pensamento filosófico entre crianças e adolescentes. Na sequência, procura-se compreender o que é argumentação a partir de diferentes autores que são referência nesta área, além de esclarecer que tipo de civilidade se busca desenvolver junto aos alunos por meio da prática argumentativa. Uma vez exposto o escopo teórico que subsidia a ideia central da dissertação, apresentam-se as práticas argumentativas supra referidas, tendo como pano de fundo as histórias que compõem o livro didático adotado pelo Colégio Stella Maris (Santos/SP), unidade de ensino em que o autor deste trabalho desenvolveu sua pesquisa. Por fim, as primeiras experiências com a construção da comunidade de investigação são relatadas e analisadas à luz do arcabouço teórico lipmaniano.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunidade de Investigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCivilidadept_BR
Título: dc.titleFILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: práticas argumentativas e civilidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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