POR UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: contra o modelo hegemônico da originalidade grega

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONGE, FABIANO BITENCOURT-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:38:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:38:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFABC-FabianoBitencourtMonge-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644569-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como finalidade propor um critério metodológico trabalhado no ensino médio de uma escola pública localizada na periferia da zonal sul da capital de São Paulo, Paraisópolis, noção entendida como ensino menor de filosofia. No primeiro momento, buscou-se fundamentar o conceito em questão analisando o encontro do ensino menor com a afroperspectividade, passando depois pela compreensão e apropriação dos componentes do conceito de literatura menor em Deleuze e Guattari — que são a desterritorialização da língua, a ligação do indivíduo no imediato-político e o agenciamento coletivo de enunciação. Em seguida, abordou-se a concepção de educação menor em Silvio Gallo, na qual o autor deslocou o conceito de menor dos franceses da literatura para o campo da educação, apresentando a ideia de educação menor. Os encontros e apropriações desses componentes, fundamentaram a presente proposta de um ensino menor de filosofia e o material didático que derivou dele.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia Afroperspectivistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Menor de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
Título: dc.titlePOR UM ENSINO MENOR DE FILOSOFIA: contra o modelo hegemônico da originalidade gregapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons