Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, CRISTIANO MIGNANELLI DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:34:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:34:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-CristianoSantos-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644567 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo abrir possibilidades para experiências filosóficas nas aulas de filosofia no ensino médio público. Trata-se de uma tentativa de resistir ao empobrecimento da experiência e ao avanço da barbárie na escola com novas experiências que sejam mais significantes à formação e ao aperfeiçoamento dos jovens do ensino médio. Nosso ponto de partida é a concepção de barbárie descrita por Walter Benjamin para, consonante a ela, saber as consequências à experiência na escola. Neste sentido, buscamos refletir sobre a possibilidade de promover um ensino de filosofia que possa, ao mesmo tempo, evitar o alastramento da barbárie na escola e possibilitar situações no espaço das aulas de filosofia que favoreçam o advento de experiências filosóficas. Para tanto, a pesquisa pretende destacar tipos de experiências encontrados na escola pública e saber quais as possíveis relações que estabelecem com a barbárie presente em nossa sociedade contemporânea. Barbárie que, ao se expandir, se ampara e se articula à racionalidade técnica e ao método científico na consolidação do domínio econômico vigente, ambiciona a conversão da vida em mercadoria. Desta forma, o ensino de filosofia se apresentará como resistência, como desvio, como profanação, como abertura à novas experiências, portanto, experiências contrárias àquelas as quais a barbárie nos condiciona. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | experiência filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | barbárie | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | resistência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Walter Benjamin | pt_BR |
Título: dc.title | PARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COMO ALTERNATIVA À BARBÁRIE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-CristianoSantos-Turma2018-2020.pdf | 1.89 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644567/2/UFABC-CristianoSantos-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons