PARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COMO ALTERNATIVA À BARBÁRIE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do ABCpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, CRISTIANO MIGNANELLI DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:34:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:34:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUFABC-CristianoSantos-Turma2018-2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644567-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo abrir possibilidades para experiências filosóficas nas aulas de filosofia no ensino médio público. Trata-se de uma tentativa de resistir ao empobrecimento da experiência e ao avanço da barbárie na escola com novas experiências que sejam mais significantes à formação e ao aperfeiçoamento dos jovens do ensino médio. Nosso ponto de partida é a concepção de barbárie descrita por Walter Benjamin para, consonante a ela, saber as consequências à experiência na escola. Neste sentido, buscamos refletir sobre a possibilidade de promover um ensino de filosofia que possa, ao mesmo tempo, evitar o alastramento da barbárie na escola e possibilitar situações no espaço das aulas de filosofia que favoreçam o advento de experiências filosóficas. Para tanto, a pesquisa pretende destacar tipos de experiências encontrados na escola pública e saber quais as possíveis relações que estabelecem com a barbárie presente em nossa sociedade contemporânea. Barbárie que, ao se expandir, se ampara e se articula à racionalidade técnica e ao método científico na consolidação do domínio econômico vigente, ambiciona a conversão da vida em mercadoria. Desta forma, o ensino de filosofia se apresentará como resistência, como desvio, como profanação, como abertura à novas experiências, portanto, experiências contrárias àquelas as quais a barbárie nos condiciona.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectexperiência filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbarbáriept_BR
Palavras-chave: dc.subjectresistênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWalter Benjaminpt_BR
Título: dc.titlePARA UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO COMO ALTERNATIVA À BARBÁRIEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons