Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do ABC | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | QUADROS, CRISTIANE DE LIMA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:31:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:31:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFABC-CristianedeLimaQuadros-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644566 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação discute a possibilidade e a potencialidade do filosofar nas aulas de Bioética no Ensino Médio. Observando a carência de materiais voltados para essa especificidade, objetiva-se oferecer aos professores desse segmento e também aos alunos de licenciatura em Filosofia sugestões de materiais didáticos para abordar questões que cercam o tema da Medicalização da Vida e do Sofrimento Animal. No Capítulo I desenvolve-se uma reflexão sobre como as aulas de Bioética possibilitam o exercício do filosofar a partir do diálogo, da argumentação e da problematização. Pilares considerados importantes, nesse trabalho, para uma aula filosófica. Apresenta também um relato de uma experiência de sala de aula que motivou a elaboração desses materiais e o interesse em compreender com mais profundidade o que faz uma aula ser essencialmente filosófica. Os capítulos seguintes destinam-se à confecção desses materiais. Cada um apresenta um texto de abertura explicando o contexto para os quais foram pensados e explicita de forma breve a organização do conteúdo. Acompanham esses materiais uma carta direcionada às professoras e professores com recomendações e impressões do trabalho desenvolvido com os alunos. Por fim, finalizo com propostas de estratégias de ensino. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Bioética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Medicalização da vida. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sofrimento animal. | pt_BR |
Título: dc.title | O FILOSOFAR NAS AULAS DE BIOÉTICA: proposta didática para a abordagem da medicalização da vida e do sofrimento animal | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFABC-CristianedeLimaQuadros-Turma2017-2019.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644566/2/UFABC-CristianedeLimaQuadros-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons