
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, WENDEL ALVES DOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T15:11:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T15:11:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UERN-WendelSantos-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644565 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho, cujo título é “A Filosofia da Ciência e a importância do seu ensino nas aulas de Filosofia no Ensino Médio”, é discutir a relevância do ensino de Filosofia da Ciência para os alunos da educação básica, pois esta é capaz de lhes proporcionar uma nova visão do que é apresentado como ciência. Dessa forma, pretende-se mostrar que a filosofia não só tem sua importância na história da ciência, mas que ela traz substanciais contribuições ainda hoje para a problematização da atividade e da formação do conhecimento científico como, por exemplo, o debate em torno do alcance cognitivo da ciência e as implicações éticas das pesquisas e de suas aplicações na realidade, que são discutidos neste texto. Utilizando-se como metodologia o estudo de caso com enfoque qualitativo, busca-se perceber, na prática aplicada com os alunos da 2o série do Colégio Diocesano Seridoense do município de Caicó-RN, se esta lhes proporcionou uma experiência do pensar filosoficamente as ciências e observar que contribuições tal experiência pode acrescentar às discussões do ensino de Filosofia da Ciência. Como referencial da filosofia da ciência para este trabalho, será apresentado o pensamento de Karl Popper, sintetizado em alguns aspectos, que ajudarão a refletir sobre os limites do saber científico, os valores que regem a atividade científica e a possível influência dos valores sociais dos cientistas em suas pesquisas. A relevância deste trabalho justifica-se por se tratar, dentro do debate atual sobre o ensino de filosofia, de uma contribuição significativa por discorrer sobre o ensino de uma área específica da filosofia que, por sinal, é propícia a atividades interdisciplinares com as matérias da área de ciências naturais. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia da Ciência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Karl Popper | pt_BR |
| Título: dc.title | A FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO SEU ENSINO NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UERN-WendelSantos-Turma2017-2019.pdf | 5.68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644565/1/UERN-WendelSantos-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: