A FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO SEU ENSINO NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, WENDEL ALVES DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T15:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T15:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-WendelSantos-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644565-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho, cujo título é “A Filosofia da Ciência e a importância do seu ensino nas aulas de Filosofia no Ensino Médio”, é discutir a relevância do ensino de Filosofia da Ciência para os alunos da educação básica, pois esta é capaz de lhes proporcionar uma nova visão do que é apresentado como ciência. Dessa forma, pretende-se mostrar que a filosofia não só tem sua importância na história da ciência, mas que ela traz substanciais contribuições ainda hoje para a problematização da atividade e da formação do conhecimento científico como, por exemplo, o debate em torno do alcance cognitivo da ciência e as implicações éticas das pesquisas e de suas aplicações na realidade, que são discutidos neste texto. Utilizando-se como metodologia o estudo de caso com enfoque qualitativo, busca-se perceber, na prática aplicada com os alunos da 2o série do Colégio Diocesano Seridoense do município de Caicó-RN, se esta lhes proporcionou uma experiência do pensar filosoficamente as ciências e observar que contribuições tal experiência pode acrescentar às discussões do ensino de Filosofia da Ciência. Como referencial da filosofia da ciência para este trabalho, será apresentado o pensamento de Karl Popper, sintetizado em alguns aspectos, que ajudarão a refletir sobre os limites do saber científico, os valores que regem a atividade científica e a possível influência dos valores sociais dos cientistas em suas pesquisas. A relevância deste trabalho justifica-se por se tratar, dentro do debate atual sobre o ensino de filosofia, de uma contribuição significativa por discorrer sobre o ensino de uma área específica da filosofia que, por sinal, é propícia a atividades interdisciplinares com as matérias da área de ciências naturais.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia da Ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKarl Popperpt_BR
Título: dc.titleA FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A IMPORTÂNCIA DO SEU ENSINO NAS AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo