Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JOSÉ GLEDSON RODRIGUES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:53:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:53:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-JoseGledson-Turma2017-2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644560 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é resultado de uma investigação a acerca do ensino de Filosofia para alunos de Ensino Médio. E tem como foco pesquisar o desinteresse de alunos de nível médio pelo estudo de Filosofia, a luz de teorias de alguns filósofos, como Aspis e Gallo (2009); Gallo (2012); Deleuze e Guattari (1992); Cerletti (2009), por exemplo. O primeiro capítulo busca situar o lugar da Filosofia no currículo escolar e qualificar ou apresentar as funções dos agentes do processo de ensino e aprendizagem, a saber, professor e aluno, com a finalidade de encontrar as causas do desinteresse por aprender Filosofia. O segundo capítulo é dedicado a investigação da existência de um método e procedimentos didáticos que possam levar o estudante ao filosofar. Tomamos aqui para análise, o “método regressivo” de Gallo (2012) por se mostrar promissor quanto a viabilidade de execução e promoção da participação ativa dos estudantes em todo o processo. Por fim, no capítulo três experimentamos o “método regressivo” em sala de aula, com uma turma de 3a série. Os resultados foram avaliados a partir de questionário aos estudantes e comparação dos rendimentos acadêmicos individuas e da turma do bimestre anterior com os rendimentos acadêmicos deles no bimestre da execução do método. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Método. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO DE FILOSOFIA: DAS DIFICULDADES DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-JoseGledson-Turma2017-2019.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644560/2/UERN-JoseGledson-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons