UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO DE FILOSOFIA: DAS DIFICULDADES DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JOSÉ GLEDSON RODRIGUES DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T14:53:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T14:53:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-JoseGledson-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644560-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de uma investigação a acerca do ensino de Filosofia para alunos de Ensino Médio. E tem como foco pesquisar o desinteresse de alunos de nível médio pelo estudo de Filosofia, a luz de teorias de alguns filósofos, como Aspis e Gallo (2009); Gallo (2012); Deleuze e Guattari (1992); Cerletti (2009), por exemplo. O primeiro capítulo busca situar o lugar da Filosofia no currículo escolar e qualificar ou apresentar as funções dos agentes do processo de ensino e aprendizagem, a saber, professor e aluno, com a finalidade de encontrar as causas do desinteresse por aprender Filosofia. O segundo capítulo é dedicado a investigação da existência de um método e procedimentos didáticos que possam levar o estudante ao filosofar. Tomamos aqui para análise, o “método regressivo” de Gallo (2012) por se mostrar promissor quanto a viabilidade de execução e promoção da participação ativa dos estudantes em todo o processo. Por fim, no capítulo três experimentamos o “método regressivo” em sala de aula, com uma turma de 3a série. Os resultados foram avaliados a partir de questionário aos estudantes e comparação dos rendimentos acadêmicos individuas e da turma do bimestre anterior com os rendimentos acadêmicos deles no bimestre da execução do método.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleUMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO DE FILOSOFIA: DAS DIFICULDADES DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons