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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, JOABE TAVARES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:46:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:46:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-JoabePereira-Turma2019-2021 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644559 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação, “Contribuições da filosofia de Ortega y Gasset para o Ensino Médio: uma crítica à massificação, versa sobre um trabalho de pesquisa cuja finalidade foi investigar acerca de como o ensino de filosofia tem a contribuir na formação cultural de estudantes de Ensino Médio, e assim pensar a filosofia como um instrumento contrário à massificação que ocorre em nossas escolas. A hipótese a ser testada seria que o ensino de filosofia, bem como o de cultura, são vias capazes de mitigar o fenômeno de massificação do qual já foi referenciado. Assim, inicialmente, os estudantes-participantes desta investigação tiveram contato com o pensamento filosófico de Ortega y Gasset, e por meio de seminários, discutiram os pontos fulcrais desta filosofia. Para tanto, utilizou-se as obras do filósofo espanhol que tratam da questão da massificação e barbárie próprias de um Ensino cientificista. Estas leituras se deram a partir de Missão da Universidade (1999); A Rebelião das Massas (2016a) e O que é Filosofia? (2016b). Estas leituras, entre outras do mesmo autor, serviram de fundamentação teórica para se investigar a problematização que emergira desta pesquisa, a saber: como a filosofia pode ser um instrumento de combate à massificação? A fim de elucidar este problema, utilizamos a leitura analítica de textos filosóficos nos moldes definidos por Mortimer Adler (2010). Após os achados das leituras dos textos indicados, partiu-se para a intervenção propriamente dita, cuja metodologia foi uma pesquisa-ação, ato seguinte, as análises temáticas qualitativas e fenomenológica. A pesquisa-ação se deu em ciclos de planejamento-ação-avaliação- reflexão que se dava a cada novo ciclo. Justificou-se esta pesquisa pelo real perigo do fenômeno de massificação e barbárie que ocorre em nossas escolas de Ensino Médio. A filosofia de Ortega y Gasset é um aceno a formação autônoma de nossos estudantes, formação que dê sentido aos que frequentam nossas escolas já abarrotadas de conteúdos cientificistas que já não respondem aos anseios vitais dos educandos. Esta experiência filosófico-pedagógica que ocorreu com um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Gomes Alves, Patos-PB, pode alcançar resultados satisfatórios expansivos à própria escola como um todo, ou mesmo ser reproduzido noutras escolas, desde que resguardado o compromisso com a necessidade de estudar para formar mentes resistentes à massificação, e nisto já consiste uma experiência do filosofar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Massificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vida | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE ORTEGA Y GASSET PARA O ENSINO MÉDIO: UMA CRÍTICA À MASSIFICAÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UERN-JoabePereira-Turma2019-2021.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644559/1/UERN-JoabePereira-Turma2019-2021.pdfDownload |
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