O MITO DA CAVERNA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGERMANO DA SILVA, GEINA EMILIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T14:34:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T14:34:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-GeinaEmilia-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644556-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral investigar em que medida o Mito da Caverna pode ser indicador de melhoria de aprendizado para alunos do Ensino Médio cuja faixa etária varia entre 17 e 20 anos. O texto está inserido no capítulo VII da obra A República, de Platão. A partir do olhar da obra de Platão, obtêm-se alguns questionamentos: É possível a filosofia despertar no aluno de Ensino Médio o desejo do conhecimento? Será que é importante interligar o Mito com a realidade atual? Qual o imaginário dos alunos frente ao Mito da Caverna? Como metodologia qualitativa, realizou-se estudo de caso, adotando-se uma estratégia qualitativa, a partir da qual se aplicou questionários e entrevista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual João Silveira Guimarães, localizada na cidade de São Bento, no sertão da Paraíba, utilizando-se de uma avaliação de forma contínua para analisar a percepção dos alunos quanto ao desejo por conhecimento da Filosofia como também se é importante interligar o Mito com a realidade atual. O resultado aqui obtido é que a maior parte dos participantes achou importante trabalhar esta questão, pois, com o aprofundamento da leitura de Platão especificamente o Mito houve uma melhora significativa no processo de relevância através do conhecimento filosófico. Portanto, afirma-se que o diálogo platônico e o estímulo a curiosidade dos alunos do Ensino Médio no processo de ensino da Filosofia permitem que esses pensem de modo mais crítico, profundo, sistemático e adquiram conhecimentos e atitudes que servirão para p seu próprio desenvolvimento na sociedade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMito da Cavernapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlatãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
Título: dc.titleO MITO DA CAVERNA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons