
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GERMANO DA SILVA, GEINA EMILIA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:34:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:34:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UERN-GeinaEmilia-Turma2017-2019 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644556 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo geral investigar em que medida o Mito da Caverna pode ser indicador de melhoria de aprendizado para alunos do Ensino Médio cuja faixa etária varia entre 17 e 20 anos. O texto está inserido no capítulo VII da obra A República, de Platão. A partir do olhar da obra de Platão, obtêm-se alguns questionamentos: É possível a filosofia despertar no aluno de Ensino Médio o desejo do conhecimento? Será que é importante interligar o Mito com a realidade atual? Qual o imaginário dos alunos frente ao Mito da Caverna? Como metodologia qualitativa, realizou-se estudo de caso, adotando-se uma estratégia qualitativa, a partir da qual se aplicou questionários e entrevista com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual João Silveira Guimarães, localizada na cidade de São Bento, no sertão da Paraíba, utilizando-se de uma avaliação de forma contínua para analisar a percepção dos alunos quanto ao desejo por conhecimento da Filosofia como também se é importante interligar o Mito com a realidade atual. O resultado aqui obtido é que a maior parte dos participantes achou importante trabalhar esta questão, pois, com o aprofundamento da leitura de Platão especificamente o Mito houve uma melhora significativa no processo de relevância através do conhecimento filosófico. Portanto, afirma-se que o diálogo platônico e o estímulo a curiosidade dos alunos do Ensino Médio no processo de ensino da Filosofia permitem que esses pensem de modo mais crítico, profundo, sistemático e adquiram conhecimentos e atitudes que servirão para p seu próprio desenvolvimento na sociedade. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mito da Caverna | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Platão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo de aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | O MITO DA CAVERNA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROF-Filo | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UERN-GeinaEmilia-Turma2017-2019.pdf | 933,43 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644556/2/UERN-GeinaEmilia-Turma2017-2019.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons