Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES DUTRA, EVANILSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T14:24:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T14:24:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UERN-EvanilsonDutra-Turma2018-2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644554 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ensino de filosofia deve, de maneira constante, proporcionar no espaço da sala de aula possibilidades para que os discentes problematizem aspectos da realidade local vivenciados por eles de modo a incursionar esses mesmos alunos à compreensão do meio no qual estão inseridos. Desse modo, o exercício do filosofar acontecerá no intuito de conduzir os discentes à estruturação das compreensões deles mesmos sobre a realidade a partir da elaboração de suas próprias ideias ou ainda por meio do que já foi pensado pela tradição filosófica. Teremos, assim, um ensino de filosofia que se preocupa com a problematização da realidade no intuito da transformação social. Sendo assim, o primeiro motivo de justificação da presente dissertação intitulada “Construção de uma prática de cuidado com o meio ambiente a partir do pensamento rousseauísta” foi o de desenvolver proposta de uma educação ambiental no espaço da aula de filosofia, no nível Médio, da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira. A referida Instituição de ensino está localizada em Equador/RN, cidade que tem como principal atividade econômica a exploração dos recursos minerais, principalmente, o caulim. Um segundo motivo, o da escolha de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), deve-se ao fato de que o tema da natureza assume importância em seus diversos escritos e suscita discussões referentes ao movimento ecológico. A contribuição do autor genebrino torna-se relevante pelo fato de propor a natureza mesma como fio condutor de uma reforma moral e intelectual da sociedade e de ser apontado por muitos como um dos precursores do movimento citado, mesmo sem conhecer as consequências destruidoras ulteriores à revolução industrial, principalmente (HERMANN, 2006). A proposta estará, portanto, no intuito de destacar possibilidades de análises da questão ambiental que poderão ser feitas no espaço da aula de filosofia do 2o ano A (ano letivo de 2019) da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira para desenvolvimento de estudo de caso de um contexto contemporâneo da vida real caracterizado pelo exercício exploratório que leva aos impactos ambientais. Partindo do pensamento filosófico de J.-J. Rousseau, dedicando especial ênfase às suas concepções de homem, natureza e sociedade expressas em suas principais obras de modo a pensar alternativas de minimização das consequências destrutivas que as ações do homem estão causando na realidade local dos alunos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Homem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DE CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE A PARTIR DO PENSAMENTO ROUSSEAUÍSTA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UERN-EvanilsonDutra-Turma2018-2020.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644554/2/UERN-EvanilsonDutra-Turma2018-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons