A INVISIBILIDADE DA MULHER NA FILOSOFIA – UMA ANÁLISE A PARTIR DE SUA AUSÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS DE MARIZ, ANA PAULA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-07T13:33:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-07T13:33:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherUERN-AnaPaulaMariz-Turma2017-2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644551-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa "A invisibilidade da mulher na filosofia - uma análise a partir de sua ausência nos livros didáticos do ensino médio", à luz da obra O segundo sexo, de Simone de Beauvoir, tem como finalidade proporcionar um estudo sobre a importância da mulher na filosofia, visando demonstrar a influência e importância que teve em todo processo de conhecimento, e, também, trazendo a questão de como as mulheres, mesmo com todas as produções em todos os períodos da história, foram colocadas num plano de invisibilidade por parte da própria filosofia, pelos docentes e autores didáticos, utilizados em salas de aula de ensino médio. Falar de gênero e filosofia não é apenas conhecer o pensamento de mulheres filósofas, a fim de buscar uma equiparação quantitativa entre homens e mulheres na Filosofia; trata-se de um tema muito mais complexo, e que implica o (re)pensar a maneira androcêntrica, machista e patriarcal que (re)produzimos de maneira cíclica, sem muitas vezes nos darmos conta, como se houvesse naturalizado, ou até mesmo nos condicionando a tal conhecimento. Assim sendo, a pesquisa tende a agregar conhecimentos, questionamentos, momentos de criatividade, integração entre docentes de filosofia envolvidos no contexto educacional, desnaturalizando a injusta ideia de inferioridade feminina e mostrando o papel relevante de muitas mulheres na história da filosofia, apontando que é preciso sair dos livros didáticos para contemplarmos essas mulheres filósofas, pois os mesmos reproduzem a mesma segregação, no que diz respeito às mulheres na filosofia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulherpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvisibilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAusênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Título: dc.titleA INVISIBILIDADE DA MULHER NA FILOSOFIA – UMA ANÁLISE A PARTIR DE SUA AUSÊNCIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo