Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adriana Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Angela Sanches | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Tamiasso-Martinhon, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-06T16:54:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-06T16:54:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFRJ_ProdutoAdriana-Tavares-dos-Santos_2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644546 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente portifólio está fundamentado na Educomunicação Ambiental e procurou relacionar a Educação Ambiental com o Ensino de Química, integrando aos diferentes contextos teóricos e metodológicos que foram trabalhados didaticamente. Durante essa elaboração, todos os envolvidos foram aprimorando a relação discente~docente~aprendente no processo educativo. As sequências didáticas foram baseadas na ludicidade, favorecendo uma aprendizagem de forma mais visual incluindo recursos diferenciados, como apresentações dialógicas; questionários; uso de recursos digitais; experimentos; jogos; rodas de conversas; histórias em quadrinhos. A práxis docente foi baseada na inter e transdisciplinares como estratégia para se trabalhar conteúdos programáticos de química, a partir de contextualizações com temáticas ambientais. Foi possível observar uma participação discente ativa, desmitificando alguns conceitos teóricos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,78 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFQUI | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL: aprendizagem de química sob uma perspectiva transdisciplinar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFRJ_ProdutoAdriana-Tavares-dos-Santos_2018.pdf | 7,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644546/2/UFRJ_ProdutoAdriana-Tavares-dos-Santos_2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons