EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL: aprendizagem de química sob uma perspectiva transdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Adriana Tavares-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Angela Sanches-
Autor(es): dc.contributor.authorTamiasso-Martinhon, Priscila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-06T16:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-06T16:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherUFRJ_ProdutoAdriana-Tavares-dos-Santos_2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644546-
Resumo: dc.description.abstractO presente portifólio está fundamentado na Educomunicação Ambiental e procurou relacionar a Educação Ambiental com o Ensino de Química, integrando aos diferentes contextos teóricos e metodológicos que foram trabalhados didaticamente. Durante essa elaboração, todos os envolvidos foram aprimorando a relação discente~docente~aprendente no processo educativo. As sequências didáticas foram baseadas na ludicidade, favorecendo uma aprendizagem de forma mais visual incluindo recursos diferenciados, como apresentações dialógicas; questionários; uso de recursos digitais; experimentos; jogos; rodas de conversas; histórias em quadrinhos. A práxis docente foi baseada na inter e transdisciplinares como estratégia para se trabalhar conteúdos programáticos de química, a partir de contextualizações com temáticas ambientais. Foi possível observar uma participação discente ativa, desmitificando alguns conceitos teóricos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,78 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFQUIpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL: aprendizagem de química sob uma perspectiva transdisciplinarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do PROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons