LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE SOCIOLOGIA(S): PROBLEMATIZANDO INVISIBILIDADES INDÍGENAS URBANAS DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TUPÃ/SP

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulistapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJesus, Marleide Maria de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-05T23:55:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-05T23:55:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-27-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644532-
Resumo: dc.description.abstractApesar de uma década da lei federal 11.645/2008 que tornam obrigatórias as “temáticas” indígenas e afro-brasileiras nas escolas públicas/particulares e da lei federal 11.684/2008 que torna obrigatório a “disciplina” de sociologia(s) no(s) ensino(s) médio(s), ainda encontramos muitos abismos e lacunas na implementação da primeira legislação quando se trata das incursões pedagógicas das temáticas indígenas e de inclusões educacionais biculturais (indígena/brasileira) em diferentes áreas/níveis de ensino dentro da educação básica monocultural. O presente trabalho busca refletir sobre estes dois contextos a partir da presença de estudantes indígenas dentro de uma escola pública na cidade de Tupã/SP. A pesquisa tem como proposta teórico-metodológica reflexões decoloniais como suporte para propostas didáticas interculturais na disciplina de sociologia(s). Para coleta de dados foram utilizados recursos quantitativos- qualitativos na aplicação de questionários para 11 professoras/es, 8 estudantes do 2o ano de ensino médio. Além de entrevista com a única estudante indígena a ter na sua “cidadania brasileira” o seu nome étnico: Xerente. É importante conjugar as duas legislações citadas e buscar reflexões sobre como juntas podem contribuir para reflexões sobre a presença das temáticas indígenas e a falta de reconhecimento de estudantes de diferentes pertencimentos étnicos nativos no interior desses espaços. Apresenta também uma pequena proposta intercultural para o ensino de sociologia(s). Pelos resultados deduz-se que apesar da conquista da lei 11.645/08 são extensos os desafios para implementação concreta dessa legislação desde “dentro” das escolas, visto os poucos espaços interculturais no ensino de sociologia(s) e mais ainda a não “inclusão de fato” de educações indígenas específicas diferenciadas, interculturais e bilíngues (pluriétnicas/pluriculturais) nos contextos urbanos diante de conjunturas educacionais indígenas e não-indígenas de tramas altamente complexas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação básica monocultural,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducações biculturais (étnicas indígenas/brasileiras),pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdescolonizaçõespt_BR
Título: dc.titleLEI 11.645/2008 E O ENSINO DE SOCIOLOGIA(S): PROBLEMATIZANDO INVISIBILIDADES INDÍGENAS URBANAS DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TUPÃ/SPpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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