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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Jesus, Marleide Maria de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-05T23:55:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-05T23:55:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-27 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644532 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apesar de uma década da lei federal 11.645/2008 que tornam obrigatórias as “temáticas” indígenas e afro-brasileiras nas escolas públicas/particulares e da lei federal 11.684/2008 que torna obrigatório a “disciplina” de sociologia(s) no(s) ensino(s) médio(s), ainda encontramos muitos abismos e lacunas na implementação da primeira legislação quando se trata das incursões pedagógicas das temáticas indígenas e de inclusões educacionais biculturais (indígena/brasileira) em diferentes áreas/níveis de ensino dentro da educação básica monocultural. O presente trabalho busca refletir sobre estes dois contextos a partir da presença de estudantes indígenas dentro de uma escola pública na cidade de Tupã/SP. A pesquisa tem como proposta teórico-metodológica reflexões decoloniais como suporte para propostas didáticas interculturais na disciplina de sociologia(s). Para coleta de dados foram utilizados recursos quantitativos- qualitativos na aplicação de questionários para 11 professoras/es, 8 estudantes do 2o ano de ensino médio. Além de entrevista com a única estudante indígena a ter na sua “cidadania brasileira” o seu nome étnico: Xerente. É importante conjugar as duas legislações citadas e buscar reflexões sobre como juntas podem contribuir para reflexões sobre a presença das temáticas indígenas e a falta de reconhecimento de estudantes de diferentes pertencimentos étnicos nativos no interior desses espaços. Apresenta também uma pequena proposta intercultural para o ensino de sociologia(s). Pelos resultados deduz-se que apesar da conquista da lei 11.645/08 são extensos os desafios para implementação concreta dessa legislação desde “dentro” das escolas, visto os poucos espaços interculturais no ensino de sociologia(s) e mais ainda a não “inclusão de fato” de educações indígenas específicas diferenciadas, interculturais e bilíngues (pluriétnicas/pluriculturais) nos contextos urbanos diante de conjunturas educacionais indígenas e não-indígenas de tramas altamente complexas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação básica monocultural, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educações biculturais (étnicas indígenas/brasileiras), | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | descolonizações | pt_BR |
Título: dc.title | LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE SOCIOLOGIA(S): PROBLEMATIZANDO INVISIBILIDADES INDÍGENAS URBANAS DENTRO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TUPÃ/SP | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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jesus_mm_me_mar (1) - Karina Orloski.pdf | 17,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644532/2/jesus_mm_me_mar (1) - Karina Orloski.pdfDownload |
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