UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Antonino de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-03T12:41:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-03T12:41:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-29-
identificador: dc.identifier.otherAntonino de Araújo Farias - Produto Educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644426-
Resumo: dc.description.abstractISBN: 978-65-00-37099-7 DOI: https://doi.org/10.31792/978-65-00-37099-7 O intuito deste produto é oferecer aos professores, um material que norteie o trabalho com o assunto de Matrizes de forma mais dinâmica. A importância de se estudar o assunto de Matrizes é percebido não somente na Matemática, mas também em outras áreas como na Engenharia, na Medicina, na Química, na Física, na Economia, na Estatística, na Psicologia e outras. Neste trabalho, nos se preocupamos em mostrar a importância de estudar esse assunto na Educação Básica e no Ensino Superior. Este produto poderá beneficiar a atividade docente mediante a necessidade encontrada e alguns pontos que nos fizeram repensar o nosso fazer pedagógico. Como docente e um dos autores deste produto tive a oportunidade de ensinar o conteúdo de Matrizes no Ensino Médio, com o cuidado de mostrar a importância dele na série em questão e incluso no assunto de Geometria Analítica. Por isso, construímos este material, que apresenta uma Sequência Didática sobre Matrizes que foi utilizado em uma dissertação de mestrado do autor Farias (2021) com o título Ensino de Matrizes por Atividades em Sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares, que tem o objetivo de analisar e refletir sobre as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Matrizes, de modo a favorecer a construção do conhecimento de estudantes do 2ª ano do Ensino Médio contribuindo para a melhoria do desempenho e rendimento deles em relação à resolução de questões referentes ao tema. Os resultados dessa dissertação foram satisfatórios, devido a isso temos o desejo de poder contribuir com a prática de ensino dos colegas docentes quando abordarem este assunto em suas aulas. Os estudantes desde o Ensino Fundamental não são preparados para analisar situações que envolvem dados de tabelas e gráficos, e ao chegarem ao Ensino Médio se deparam com situações-problema que exigem uma maior habilidade. Essas dificuldades estão presentes nas pesquisas de Steinhorst (2011), Avila (2013), Messias, Sá e Vilhena (2007) principalmente quando falamos nas operações com Matrizes, pois ora os estudantes não compreendem a teoria, ora não compreendem a aplicação prática desse assunto. O objetivo deste produto educacional é apresentar uma Sequência Didática para o ensino de Matriz para os professores. A construção do mesmo levou em consideração documentos curriculares como Parâmetro Curriculares Nacionais - PCNs e Base Nacional Comum Curricular - BNCC, bem como um conjunto de questionamentos e potencialidades apresentadas por várias pesquisas nessa área.-
Tamanho: dc.format.extent856-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matrizes-
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATRIZES - Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais