Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Antonino de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-03T12:35:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-03T12:35:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Antonino de Araújo Farias - DISSERTAÇÃO | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644425 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar e refletir sobre as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Matrizes, de modo a favorecer a construção do conhecimento de estudantes do 2º ano do Ensino Médio contribuindo para a melhoria do desempenho e rendimento destes em relação à resolução de questões referentes ao tema. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual pública da cidade de Abaetetuba/PA com 9 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e essa quantidade de participantes por causa da Pandemia do COVID 19 que nos impôs vários desafios, adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos participantes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e análise dos erros ocorridos no pós-teste. Os resultados da comparação apontaram aumento nas notas do pós-teste, constatando que o bom resultado do experimento deveu-se sobretudo à metodologia utilizada. A conclusão foi que a sequência didática testada (produto educacional) com os estudantes foi positiva na aprendizagem deles, além de ser um caminho viável para o ensino do conteúdo matemático abordado e pode ser adotada por escolas e professores, no processo de ensino. Faremos a divulgação do produto educacional para que este chegue aos demais colegas que não estão no mestrado, através de vídeos que divulgarão esse trabalho e vamos participar de cursos de formação de professores para divulgar esse produto. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3813 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matrizes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Título: dc.title | Ensino de Matrizes por Atividades em Sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares - Dissertação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Antonino de Araújo Farias - DISSERTAÇÃO VF.pdf | 7,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644425/3/Antonino de Araújo Farias - DISSERTAÇÃO VF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: