Ensino de Matrizes por Atividades em Sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Antonino de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-03T12:35:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-03T12:35:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-29-
identificador: dc.identifier.otherAntonino de Araújo Farias - DISSERTAÇÃO-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644425-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar e refletir sobre as potencialidades de uma sequência didática desenvolvida para o ensino de Matrizes, de modo a favorecer a construção do conhecimento de estudantes do 2º ano do Ensino Médio contribuindo para a melhoria do desempenho e rendimento destes em relação à resolução de questões referentes ao tema. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual pública da cidade de Abaetetuba/PA com 9 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e essa quantidade de participantes por causa da Pandemia do COVID 19 que nos impôs vários desafios, adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos participantes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e análise dos erros ocorridos no pós-teste. Os resultados da comparação apontaram aumento nas notas do pós-teste, constatando que o bom resultado do experimento deveu-se sobretudo à metodologia utilizada. A conclusão foi que a sequência didática testada (produto educacional) com os estudantes foi positiva na aprendizagem deles, além de ser um caminho viável para o ensino do conteúdo matemático abordado e pode ser adotada por escolas e professores, no processo de ensino. Faremos a divulgação do produto educacional para que este chegue aos demais colegas que não estão no mestrado, através de vídeos que divulgarão esse trabalho e vamos participar de cursos de formação de professores para divulgar esse produto.-
Tamanho: dc.format.extent3813-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatrizes-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didática-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Título: dc.titleEnsino de Matrizes por Atividades em Sequências Didáticas: Estudos de Situações Didáticas e Aspectos Curriculares - Dissertação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais