Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Valdilene dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Maria de Lourdes Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sá, Pedro Franco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-03T12:01:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-03T12:01:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Valdilene dos Santos Araújo - Produto educacional | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644424 | - |
Resumo: dc.description.abstract | ISBN: 978-65-00-36140-7 DOI: https://doi.org/10.31792/978-65-00-36140-7 Caro professor, este material sobre números decimais foi elaborado para lhe auxiliar nas aulas de matemática especificamente relacionada a este assunto, pois é um conteúdo muito explorado no dia a dia dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC - 2017), contempla o conteúdo de números decimais desde o 5ºano/9. Nela é apontado referente ao eixo números que a expectativa é de que o estudante possa resolver problemas com números naturais e racionais envolvendo as principais operações. Segundo Moraes (2018) ao representar as frações decimais em números com vírgulas, surge essa nova denominação para os números “o número decimal”, muito útil até os dias atuais. Esses novos números, os decimais, são usados nas medições, nos cálculos aproximados, no sistema monetário, no sistema de medidas, dentre outros. Podemos definir que números decimais são números que compreendem em sua extensão uma parte fracionária que ficará separada da parte inteira através de uma vírgula, onde os algarismos à esquerda representarão a parte inteira e os algarismos à direita representarão a parte fracionária desses números. Em nossa experiência docente com o ensino de matemática temos percebido dificuldades por parte dos estudantes na compreensão e aprendizagem desse assunto. Constatamos que muitas vezes os estudantes até conseguem manipular o algoritmo dos cálculos, porém sem compreender o significado do que foi desenvolvido e tão pouco de seu resultado. Para nós tem sido um desafio fazer com que os estudantes desenvolvam habilidades de compreensão do processo de aprendizagem de números decimais. Diante dessa problemática, percebe-se que este assunto necessita de direcionamentos didáticos que auxiliem a prática docente no ensino. Por isso, construímos este material, que apresenta uma Sequência Didática sobre Números decimais que outrora foi utilizada em uma dissertação de mestrado da autora Araújo (2021) com o título: O ensino de números decimais por atividades experimentais, que tinha o objetivo de analisar os efeitos de uma sequência didática por atividade experimental sobre a aprendizagem de números decimais com estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Os resultados dessa dissertação foram satisfatórios, devido a isso temos o desejo de poder contribuir com a prática de ensino dos colegas docentes quando abordarem este assunto em suas aulas. A sequência didática sobre números decimais é composta de 18 (dezoito) atividades, dividida em dois grupos: atividades de conceituação e atividades de redescoberta. Na construção destas atividades de ensino sobre números decimais, visando atingir os objetivos traçados, optamos pelo ensino por atividade. Nesta metodologia de ensino, segundo Sá (2009), sua característica essencial está no fato do próprio estudante descobrir aquele conteúdo que está sendo ensinado, ressalta também que ela pressupõe uma colaboração mútua entre estudantes e professor. Diante disso o objetivo deste produto educacional foi apresentar uma Sequência Didática para o ensino de Números decimais baseada na metodologia de ensino denominada ensino por atividades. Sua construção levou em consideração documentos curriculares como PCN, BNCC e o DCEPA, bem como diversas pesquisas relacionadas ao assunto as quais nos direcionaram na construção deste produto educacional. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 941 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática por atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Números decimais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS - Produto educacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Valdilene dos Santos Araújo PRODUTO EDUCACIONAL VF.pdf | 940,09 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644424/1/Valdilene dos Santos Araújo PRODUTO EDUCACIONAL VF.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: