Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, Luzinete de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CONTONHOTO, Larissy Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-01T19:15:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-01T19:15:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_LUZINETE DE SOUZA OLIVEIRA_TURMA 2018 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Reunimos neste material algumas sugestões de abordagem de como os jogos e a ludicidade podem configurar--se como fortes potencializadores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza (e em outras disciplinas) para alunos com deficiência intelectual. Este guia objetiva trazer ainda sugestões de jogos como exemplos de possibilidades adaptativas da referida disciplina como alternativa diferenciada com vistas a promover a inclusão. Assim, durante este trajeto será possível discutir a história das pessoas com deficiência, da educação inclusiva, como a teoria histórico- cultural contribuiu para o progresso dessas pessoas e discutiremos, também, como os jogos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. As sugestões de atividades foram inicialmente pensadas para o Ensino Fundamental II, mas podem ser adaptadas e aplicadas a outros níveis da Educação Básica, desde que sejam feitas as adequações necessárias à realidade escolar. Este trabalho integra a pesquisa de mestrado “Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual” do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), desenvolvida no segundo semestre de 2020. O objetivo deste trabalho é ser uma fonte de informação e inspirar novas ideias para fomentar discussões dentro do contexto escolar sobre este tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. Ensino de Ciências. Jogos. Deficiência Intelectual. | pt_BR |
Título: dc.title | JOGOS E INCLUSÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_LUZINETE DE SOUZA OLIIVERA_TURMA 2018.pdf | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_LUZINETE DE SOUZA OLIIVERA_TURMA 2018.pdf | 18.82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644396/2/EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_LUZINETE DE SOUZA OLIIVERA_TURMA 2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons