JOGOS E INCLUSÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, Luzinete de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorSONDERMANN, Danielli Veiga Carneiro-
Autor(es): dc.contributor.authorCONTONHOTO, Larissy Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-01T19:15:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-01T19:15:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-06-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_LUZINETE DE SOUZA OLIVEIRA_TURMA 2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644396-
Resumo: dc.description.abstractReunimos neste material algumas sugestões de abordagem de como os jogos e a ludicidade podem configurar--se como fortes potencializadores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza (e em outras disciplinas) para alunos com deficiência intelectual. Este guia objetiva trazer ainda sugestões de jogos como exemplos de possibilidades adaptativas da referida disciplina como alternativa diferenciada com vistas a promover a inclusão. Assim, durante este trajeto será possível discutir a história das pessoas com deficiência, da educação inclusiva, como a teoria histórico- cultural contribuiu para o progresso dessas pessoas e discutiremos, também, como os jogos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. As sugestões de atividades foram inicialmente pensadas para o Ensino Fundamental II, mas podem ser adaptadas e aplicadas a outros níveis da Educação Básica, desde que sejam feitas as adequações necessárias à realidade escolar. Este trabalho integra a pesquisa de mestrado “Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual” do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), desenvolvida no segundo semestre de 2020. O objetivo deste trabalho é ser uma fonte de informação e inspirar novas ideias para fomentar discussões dentro do contexto escolar sobre este tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores. Ensino de Ciências. Jogos. Deficiência Intelectual.pt_BR
Título: dc.titleJOGOS E INCLUSÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons