EDUCAÇÃO VOCACIONAL EM MASSAPÊ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFábio Teixeira Lopes, Marcos-
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz Lima, JEFFERSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-22T17:42:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-22T17:42:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherhttps://educacaovocacionalemmassape.blogspot.com/pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644277-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional que foi desenvolvido foi um blog educacional intitulado “Educação Vocacional em Massapê”, no endereço eletrônico https://educacaovocacionalemmassape.blogspot.com/. O blog é destinado aos alunos (as), pesquisadores(as) e professores(as) de todos os níveis e modalidades de educação, tendo sido formulado com base nos conhecimentos adquiridos ao longo da realização do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFCE Campus Fortaleza. O blog foi criado dia trinta e um de março de dois mil e vinte um e já conta com mais de setecentas em cinquenta e oito visualizações ao longo de nove meses de existência. Objetivou-se com este Blog divulgar a educação vocacional na cidade de Massapê-CE, sua trajetória histórica, com ênfase na atuação do Centro Vocacional Tecnológico de Massapê-CE e suas contribuições para as comunidades locais e demais contextos vivenciados ao longo dos últimos 20 anos. O Blog foi criado através da ferramenta Blogger fornecida pelo site Google. A escolha se deu devido a maneira mais intuitiva da ferramenta do Google em detrimento de outros sites que também prestam esse serviço, como os sites HostGator, GoDaddy, UOL Host, Locaweb e KingHost. Além do que os serviços do Blogger do Google são gratuitos, o que não ocorre em alguns dos sites citados. Ademais as vantagens que foram imperiosas na escolha do Blogger do Google para hospedar o Blog Educacional “Educação Vocacional em Massapê-CE”, se deram por vários outros aspectos, tais como: Não é necessária a compra de um domínio, grande número de templates gratuitos, backup automático das postagens e oferecimento de estatísticas em tempo real. A ideia de criar um blog educacional foi concebida após ser verificada uma pesquisa elaborada pela coordenação do CVT de Massapê-CE, que abordou diferentes tópicos sobre o perfil dos alunos, assunto esse já tratado por nós anteriormente no texto. Naquela pesquisa foi constatado que a maioria dos discentes da unidade de Massapê-CE era composta por jovens de 18 a 25 anos e que dominavam conceitos de tecnologia digital e possuíam acesso a internet, uma vez que, eram alunos do Ensino Remoto. Levando-se em conta a necessidade de dialogar com um público jovem e recém-saído do Ensino Médio, em sua grande maioria, fizeram com que a reflexão acerca da construção do produto educacional congregasse três principais fatores: acessibilidade, disponibilidade de conteúdos e alcance ou penetração. Desta feita, o que mais se enquadrava nessa ideia inicial era um blog educacional, pois o público alvo e demais interessados poderiam acessar conteúdos de qualquer dispositivo ligado a internet, os conteúdos ficariam salvos e disponíveis de maneira organizada em postagens, e um blog poderia chegar a qualquer parte do Brasil e do Mundo, não se limitando a barreiras físicas. Houve significativo apoio da gestão do CVT de Massapê-CE para a elaboração das postagens do blog, na medida em que, foram disponibilizadas todas as informações públicos solicitadas, tais como fotos do acervo da unidade, acesso a estatísticas e demais informações que pudessem referenciar a elaboração dos textos, tanto da pesquisa, quanto do produto. Uma das principais dificuldades na construção do blog foi adequar a linguagem acadêmica ao público em geral. Uma vez, que o blog seria o produto educacional de uma pesquisa acadêmica de mestrado, fazendo com que fosse necessário que a linguagem empregada nas postagens lançasse mão de termos mais coloquiais, evitando na medida do possível termos rebuscados e excessivamente técnicos. No intuito de deixar os leitores de todos níveis de formação sempre confortáveis e estimulados a continuar acompanhando as postagens e seguindo o blog. Essa dificuldade foi fundamental para a definição da necessidade de validação do produto com os internautas. Conforme Alexandre e Coluci (2011), validade é a capacidade de um instrumento medir com precisão o fenômeno a ser estudado. A avaliação do instrumento pode ser feita de várias maneiras: validade de conteúdo, validade de construto e validação de critério. Isto posto, decidiu-se validar o produto educacional com o público alvo (internautas).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Vocacional; Ambiente Virtual; Centro Vocacional Tecnológico; Produto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO VOCACIONAL EM MASSAPÊpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons