O FILOSOFAR COMO AÇÃO NO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO DA ECIT: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA ARENDTIANA DA AÇÃO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLucena, Josegley Andrade de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-20T20:29:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-20T20:29:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644224-
Resumo: dc.description.abstractA argumentação da Filosofia como ato de filosofar direcionado para o Ensino de Filosofia foi defendida através da pensadora Hannah Arendt, tendo em vista sua referência ao conceito de Ação no livro A Condição Humana (1958). Em conformidade a esse estudo, também se investigou a crítica da autora ao conceito de Trabalho, a sua análise do conceito de Obra e também sua percepção sobre a educação, com vistas a justificar a Proposta Didático-Pedagógica sugerida aos estudantes dos cursos de Ensino Médio/Profissionalizante da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual – ECIT Professora Maria do Carmo de Miranda, da rede pública do Estado da Paraíba. O objetivo geral da dissertação foi refletir e contribuir com o Ensino de Filosofia a partir da teoria da Ação em Hannah Arendt. Concomitantemente, nos objetivos específicos, se aprofundaram os principais conceitos filosóficos da autora, contidos no texto A Condição Humana, especialmente, a Ação, o Trabalho e a Obra; também se refletiu sobre a ação do docente em Filosofia na busca de uma contribuição onde se sugere o ensino filosófico numa escola em tempo integral da rede pública estadual. Foi planejada uma proposta didático-pedagógica por etapas sequenciais em sala de aula trabalhando os conceitos arendtianos estudados. A culminância se deu nos encontros presenciais da mesma proposta com oficina e exposição criada e apresentada pelos estudantes. A investigação percorreu os conceitos de vita activa, vita contemplativa e contemplação, a Ação e suas características, o Trabalho e a Obra, sempre com o propósito de mostrar as percepções principais referentes à Ação como critério para atividade política entre os homens. Foi feita uma reflexão sobre a educação com base no ensaio da autora chamado A Crise na Educação (1957), na intenção de responder como a Filosofia da Ação de Hannah Arendt pode ajudar a pensar o Ensino de Filosofia. Foi um momento onde se apresentou como funcionam as escolas em tempo integral no Estado da Paraíba e qual o lugar que o Ensino de Filosofia ocupa nessas instituições escolares. Por fim, foi sugerida uma Proposta Didático-Pedagógica dividida em três partes: Reflexiva, Criativa e Expositiva, em experiência realizada numa Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,9 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da Açãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObra Filosóficapt_BR
Título: dc.titleO FILOSOFAR COMO AÇÃO NO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO DA ECIT: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA ARENDTIANA DA AÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
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