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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lucena, Josegley Andrade de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-20T20:29:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-20T20:29:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644224 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A argumentação da Filosofia como ato de filosofar direcionado para o Ensino de Filosofia foi defendida através da pensadora Hannah Arendt, tendo em vista sua referência ao conceito de Ação no livro A Condição Humana (1958). Em conformidade a esse estudo, também se investigou a crítica da autora ao conceito de Trabalho, a sua análise do conceito de Obra e também sua percepção sobre a educação, com vistas a justificar a Proposta Didático-Pedagógica sugerida aos estudantes dos cursos de Ensino Médio/Profissionalizante da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual – ECIT Professora Maria do Carmo de Miranda, da rede pública do Estado da Paraíba. O objetivo geral da dissertação foi refletir e contribuir com o Ensino de Filosofia a partir da teoria da Ação em Hannah Arendt. Concomitantemente, nos objetivos específicos, se aprofundaram os principais conceitos filosóficos da autora, contidos no texto A Condição Humana, especialmente, a Ação, o Trabalho e a Obra; também se refletiu sobre a ação do docente em Filosofia na busca de uma contribuição onde se sugere o ensino filosófico numa escola em tempo integral da rede pública estadual. Foi planejada uma proposta didático-pedagógica por etapas sequenciais em sala de aula trabalhando os conceitos arendtianos estudados. A culminância se deu nos encontros presenciais da mesma proposta com oficina e exposição criada e apresentada pelos estudantes. A investigação percorreu os conceitos de vita activa, vita contemplativa e contemplação, a Ação e suas características, o Trabalho e a Obra, sempre com o propósito de mostrar as percepções principais referentes à Ação como critério para atividade política entre os homens. Foi feita uma reflexão sobre a educação com base no ensaio da autora chamado A Crise na Educação (1957), na intenção de responder como a Filosofia da Ação de Hannah Arendt pode ajudar a pensar o Ensino de Filosofia. Foi um momento onde se apresentou como funcionam as escolas em tempo integral no Estado da Paraíba e qual o lugar que o Ensino de Filosofia ocupa nessas instituições escolares. Por fim, foi sugerida uma Proposta Didático-Pedagógica dividida em três partes: Reflexiva, Criativa e Expositiva, em experiência realizada numa Escola Cidadã Integral Técnica de João Pessoa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,9 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Ação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Obra Filosófica | pt_BR |
Título: dc.title | O FILOSOFAR COMO AÇÃO NO ENSINO MÉDIO/TÉCNICO DA ECIT: UMA PROPOSTA BASEADA NA TEORIA ARENDTIANA DA AÇÃO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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Arquivo-dissertação.pdf | 6.75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644224/2/Arquivo-dissertação.pdfDownload |
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